(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÂMARA DE BH

Novembro Azul: presidente da Câmara de BH cobra mobilização de vereadores

Vereadora Nely Aquino disse que aguarda organização de uma campanha de conscientização por parte dos homens


09/11/2021 17:29 - atualizado 09/11/2021 17:51

Vereadora Nely Aquino (Podemos)
Vereadora Nely Aquino (Podemos), presidente da Câmara de BH (foto: Abraão Bruck/Câmara Municipal de Belo Horizonte)
A vereadora Nely Aquino (Podemos), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, cobrou nesta terça-feira (9/11), em reunião ordinária, uma mobilização dos homens para conscientização por conta do Novembro Azul. O mês de novembro é marcado pela campanha mundial de combate ao câncer de próstata, que pode ser tratado de melhor maneira a partir da detecção precoce do exame de toque retal.

Dos 30 vereadores de BH, 20 têm 45 anos ou mais, idade mínima recomendada por autoridades da saúde para realização do exame. Nely Aquino lembrou o fato de a Câmara de BH ter realizado, com auxílio de vereadoras da Casa, ações sobre o Outubro Rosa, mês marcado pela campanha mundial de combate ao câncer de mama.

"Já estamos no dia nove e eu estou aguardando os vereadores se movimentarem para organizar as ações do mês de novembro. As mulheres se organizaram e tiveram diversas ações, então, olha vereadores, estou à disposição, a administração da Câmara também, para que vocês se organizem para as ações de conscientização do câncer de próstata, Novembro Azul", afirmou Nely Aquino.

A manifestação da presidente da Câmara de BH aconteceu após o vereador Rubão (PP) citar a importância do exame de toque para prevenção do câncer de próstata. O parlamentar tem a idade recomendada para realização do teste.

"Estamos no mês de novembro, Novembro Azul. Se você ainda não fez o seu toque lá para ver se você tem problema de próstata vai lá, faz esse exame. É uma coisa importantíssima, salva vidas. Não tem nada de constrangedor (...) homem tem que fazer o exame. Assim como a gente teve o outubro rosa, criado aí uma força-tarefa, vamos dizer assim, de prevenção feita pela nossa presidente Nely vamos novamente fazer isso com o câncer de próstata, no Novembro Azul", disse Rubão.

Na reunião da tarde desta terça, que durou 44 minutos, mais do que o esperado já que um problema de conexão impediu brevemente a participação de alguns vereadores que estavam em regime remoto, os vereadores aprovaram em primeiro turno um projeto de lei de autoria do vereador Rubão. O texto prevê que motoristas por aplicativos que circulam na cidade de Belo Horizonte utilizem, caso queiram, adesivos fluorescentes nos carros para identificação externa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)