(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMBATE AO RACISMO

Câmara de Uberaba aprova o 'Projeto Novembro Preto'; entenda a ideia

O projeto é de autoria da vereadora Lu Fachinelli (PSL), filha de uma mulher negra


05/10/2021 23:58 - atualizado 06/10/2021 00:04

Foto de mulher negra sorrindo
O projeto Novembro Negro tem o objetivo de combater o racismo e fomentar políticas e projetos voltados para inclusão da população negra de Uberaba (foto: Creative/Commons/Divulgação)
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU), no Triângulo Mineiro, aprovou por unanimidade, em reunião na noite dessa segunda-feira (4/10), o "Novembro Preto" no Calendário Oficial do Município.
 
Segundo a autora do projeto, a vereadora Lu Fachinelli (PSL), o mesmo tem o objetivo de, no mês da Consciência Negra, ajudar a combater o racismo e fomentar as políticas que assegurem o desenvolvimento de iniciativas e projetos voltados para inclusão da população negra da cidade.
 
“Fiquei muito feliz com a aprovação desse projeto. Como filha de mulher negra, sei o quanto ainda precisamos avançar. Sei o quanto a mulher pobre e negra sofre para atingir os seus objetivos e o quanto isso é dificultado por parte da sociedade”, afirmou a autora do projeto.
 
A vereadora declarou também que, nos próximos dias, pretende se reunir com a Coordenadoria de Assuntos Afro da Fundação Cultural de Uberaba com o objetivo de conhecer a programação a ser instituída pelo Município durante o mês de novembro e especificamente no feriado do dia 20 (dia de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra).
 
Vereadora usando máscara posa para foto
A vereadora Lu Fachinelli (PSL) afirma que pretende usar o seu mandato para lutar contra o racismo e por políticas inclusivas voltadas à população negra (foto: Rodrigo Garcia/Câmara de Uberaba)
 
“Pretendemos contribuir com algumas iniciativas que possam levar as políticas afirmativas ao maior número de uberabenses”, comentou a vereadora, que complementa que é preciso avançar de forma mais acelerada nessa pauta (da luta contra o racismo).
 
“O meu mandato quer contribuir com isso. Esse projeto (Novembro Preto) é apenas uma iniciativa. Temos várias outras que serão discutidas em breve”, finalizou.
 

O que é racismo?

O artigo 5º da Constituição Federal prevê que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”

Desse modo, recusar ou impedir acesso a estabelecimentos, recusar atendimento, impedir ascensão profissional, praticar atos de violência, segregação ou qualquer outra atitude que inferiorize ou discrimine um cidadão motivada pelo preconceito de raça, de etnia ou de cor é enquadrado no crime de racismo pela Lei 7.716, de 1989.

Qual a diferença entre racismo e injúria racial?

Apesar de ambos os crimes serem motivados por preconceito de raça, de etnia ou de cor, eles diferem no modo como é direcionado à vítima. Enquanto o crime de racismo é direcionado à coletividade de um grupo ou raça, a injúria racial , descrita no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, é direcionada a um indivíduo específico e classificada como ofensa à honra do mesmo.

Leia também:   O que é whitewashing?

Penas previstas por racismo no Brasil

A Lei 7.716 prevê que o crime de racismo é inafiançável e imprescritível, ou seja, não prescreve e pode ser julgado independentemente do tempo transcorrido. As penas variam de um a cinco anos de prisão, podendo ou não ser acompanhado de multa. 

Penas previstas por injúria racial no Brasil

O Código Penal prevê que injúria racial é um crime onde cabe o pagamento de fiança e prescreve em oito anos. Prevista no artigo 140, parágrafo 3, informa que a pena pode variar de um a três anos de prisão e multa. 

Como denunciar racismo?

Caso seja vítima de racismo, procure o posto policial mais próximo e registre ocorrência.
Caso testemunhe um ato racista, presencialmente ou em publicações, sites e redes sociais, procure  o Ministério Público e faça uma denúncia .
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)