(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

Randolfe exalta Leila e diz que Marcos Rogério fez 'coro com machista'

Fato dessa terça-feira, quando Simone Tebet foi chamada de 'descontrolada', repercutiu nesta quarta


22/09/2021 12:02 - atualizado 22/09/2021 12:33

Leila Barros, ex-jogadora de vôlei e atual senadora da República
Leila Barros, ex-jogadora de vôlei e atual senadora da República (foto: Roque de Sá/Senado Federal)
O fato de a senadora Simone Tebet (MDB-MS)  ter sido chamada nessa terça-feira (21/9) de "descontrolada"  por Wagner Rosário, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) e  que depunha à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID , repercutiu na reunião desta quarta (22) do colegiado. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) defendeu a colega,  exaltou a também parlamentar Leila do Vôlei (Cidadania-DF) e criticou , mesmo sem citar nomes, Marcos Rogério (DEM-RO).

"Quero realçar e destacar a senadora Leila, a coragem de Leila Barros. Ela não é uma heroína só das quadras brasileiras não, a coragem dela ontem (terça-feira). Uma das cenas mais tristes que vi ontem, e foi refutada e repelida por Leila, foi colega senador, enquanto todos os demais reagiam em solidariedade à Simone (Tebet), fazer coro com machista, fazer coro com machista. Ainda bem, despercebido que nós estávamos, teve a valentia e a coragem de Leila Barros para vim aqui gritar um sonoro não ao machismo, um sonoro não ao machismo", afirmou Randolfe.

Com a fala de Rosário,  a reunião dessa terça da CPI acabou encerrada , diante de grande tumulto. Durante a discussão generalizada, Marcos Rogério tentava contornar a situação dizendo que não se tratava de uma atitude machista e chamando a CPI de 'circo', quando foi repreendido por Leila.

"Ele está desrespeitando a Simone desde o começo, Marcos. Aí sempre a gente é descontrolada aqui, só as mulheres são descontroladas. Você não fazem show todo dia aqui não, agora 'você é descontrolada'. Ele não vai destratar uma mulher aqui, falar mais uma vez. Menos, menos Marcos Rogério, menos", disse Leila. "Não apoio nem um lado, nem outro", dizia Marcos Rogério.

Na reunião desta quarta, a  CPI colhe o depoimento de Pedro Benedito Batista Júnior , diretor-executivo da empresa Prevent Senior. O plano de saúde é suspeito de ocultar mortes em um estudo sobre cloroquina e prescrever o chamado "kit COVID-19" a pacientes - a partir de medicamentos, como a cloroquina, sem eficácia contra o coronavírus -. Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a usar dados da pesquisa da Prevent Senior para defender a cloroquina no combate à COVID-19.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)