(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERIOR

7 de setembro: Patos de Minas tem atos a favor e contra Bolsonaro

Convocações foram feitas pelas redes sociais. Nenhum incidente foi registrado


07/09/2021 22:14 - atualizado 07/09/2021 22:16

No final do ato, uma mulher se emocionou e se ajoelhou no chão para orar
No final do ato, uma mulher se emocionou e se ajoelhou no chão para orar (foto: Igor Nunes)
O 7 de setembro em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foi marcado por ato cívico na prefeitura e por protestos favoráveis e contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Antes da pandemia, a população de Patos acordava cedo, no feriado, para acompanhar o desfile cívico, militar e estudantil na Avenida Getúlio Vargas. Devido ao perigo das aglomerações, a comemoração nos últimos dois anos (2020 e 2021) se resumiu a um ato cívico na sede administrativa da prefeitura. Autoridades civis, políticas e militares se reuniram às 8h para acompanhar a execução do hino nacional, o hasteamento da bandeira e apresentações estudantis. O público foi restrito, mas a população pôde acompanhar pelas redes sociais.
 
Ato a favor de Bolsonaro
 
Mais tarde, às 10h, várias pessoas se concentraram em frente ao 15º Batalhão de Polícia Militar, no Bairro Jardim Céu Azul. Vestidos de verde e amarelo, elas se preparavam para protestar em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
 
Algumas pessoas não usavam máscara de proteção. Dentre as pautas, estavam a não interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) no governo federal, a implantação do voto impresso e a reeleição de Bolsonaro em 2022.
 
Tratores, caminhões, motocicletas e carros seguiram em carreata pela Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira e pela Rua Major Gote, a principal de Patos de Minas. Pelo menos seis quarteirões foram ocupados pelos veículos. Houve buzinaço e execução do hino nacional em carros de som. Às 11h, o comboio chegou ao Parque de Exposições, no Bairro Alto Caiçaras, onde os manifestantes se reuniram, fizeram uma oração e acompanharam a execução do hino nacional.
 
A Polícia Militar acompanhou o protesto a distância, nenhum incidente foi registrado. Um dos organizadores, Adrian Paz, explicou que o ato foi organizado de última hora. "Eu estava em Brasília e o pessoal me chamou para organizar aqui. No final deu certo e essa é a maior carreata da cidade. Não queremos nenhuma forma de totalitarismo, não queremos nenhuma forma de opressão, nós queremos trabalhar com liberdade" afirmou ele.
 
Patenses em Brasília
 
De verde e amarelo, patenses foram de ônibus até Brasília
De verde e amarelo, patenses foram de ônibus até Brasília (foto: Lélis Félix)
 
Três ônibus fretados partiram de Patos de Minas rumo à capital federal, Brasília. Cerca de 150 patenses participaram do ato, em favor de Bolsonaro, na Esplanada dos Ministérios.
 
Os ônibus partiram na noite de segunda-feira (6) e retornaram, para Patos de Minas, na tarde desta terça-feira (7).
 
Ato contra Bolsonaro
 
Alguns manifestantes usavam camisetas e bandeiras partidárias
Alguns manifestantes usavam camisetas e bandeiras partidárias (foto: Igor Nunes)
 
À tarde, 15h, um grupo de aproximadamente 50 pessoas se reuniram na orla da Lagoa Grande para um ato contra o presidente Jair Bolsonaro. O protesto fez parte do movimento nacional do “Grito dos Excluídos e Excluídas”, realizado desde 1995.
 
Segundo uma das organizadoras, Élida Abreu, o movimento visa denunciar a corrupção e pedir a saída do presidente da República. Questionada sobre a quantidade de manifestantes, ela acredita que muitas pessoas estão com medo de sair de casa em virtude da pandemia.
 
Guarnições da Polícia Militar acompanharam o desenrolar da manifestação. Nenhum incidente foi registrado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)