(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MARCO TEMPORAL

Bolsonaro: 'A gente espera que o STF não reinterprete o 'marco temporal''

Presidente afirmou que aumento na quantidade de terras demarcadas pode causar problemas econômicos ao país


26/08/2021 20:40 - atualizado 26/08/2021 21:09

(foto: EVARISTO SA / AFP)
(foto: EVARISTO SA / AFP)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que contesta o marco temporal para demarcação de terras indígenas e disse que a medida é uma "grande preocupação" do governo. Segundo Bolsonaro, se o marco temporal for reinterpretado, poderá dobrar a quantidade de terras demarcadas para os índios e causar problemas econômicos.

"Vai inviabilizar e causar sérios transtornos para todos no Brasil", afirmou o presidente durante transmissão semanal ao vivo nesta quinta-feira, 26. Entre os problemas que poderiam ser causados, Bolsonaro destacou obstáculos para a produção, possibilidade de desabastecimento e avanço do preço de alimentos, que já puxam a inflação para cima.

Nesta semana, uma mobilização nacional de povos indígenas tomou conta de Brasília com um acampamento na praça dos Três Poderes para pressionar o Supremo Tribunal Federal no julgamento da questão. A medida pode influenciar a demarcação de mais de 300 terras indígenas em andamento no País.

"Calcula-se que tem umas cinco mil pessoas acampadas em Brasília. É o pessoal do MST e nossos irmãos indígenas que cooptam para fazer volume", disse Bolsonaro durante transmissão. "(Os indígenas) não sabem o que estão fazendo ali. É até um crime usar essas pessoas como massa de manobra", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)