Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

De máscara, Bolsonaro desembarca no Equador para posse de presidente

Presidente é crítico do uso do equipamento como medida de prevenção contra a COVID-19 e tem hábito de não usar o acessório em público


23/05/2021 22:47 - atualizado 23/05/2021 23:09

No Equador, Bolsonaro desembarca de máscara, equipamento que ele condena(foto: RODRIGO BUENDIA / AFP)
No Equador, Bolsonaro desembarca de máscara, equipamento que ele condena (foto: RODRIGO BUENDIA / AFP)
Crítico notódio do uso de máscaras como medida de prevenção contra a COVID-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou neste domingo (23/5) em Quito, no Equador, com o acessório no rosto. 

O presidente foi fotografado usando um modelo KN95, um dos mais eficientes contra a propagação do novo coronavírus. Ele foi ao Equador para acompanhar a posse do presidente eleito Guillermo Lasso, prevista para ocorrer na segunda-feira (24/5). 



Considerado liberal e de centro-direita, Lasso derrotou Andrés Arauz, candidato apoiado pelo ex-presidente Rafael Correa, em fevereiro. Na ocasião, Bolsonaro saudou o novo colega: "Estou certo de que estreitaremos ainda mais os laços que unem nossas nações e trabalharemos pela liberdade em nossa região", escreveu. 

No Brasil, Bolsonaro só usa máscaras quando é obrigado. A última vez foi em março, em um evento oficial para falar de vacinação.  Normalmente, o presidente evita usar o acessório, mesmo em aglomerações, e já, inclusive, questionou a eficácia das máscaras como medida preventiva. 

"Eficácia dessa máscara é quase nenhuma", disse, em agosto do ano passado. Neste domingo (23/5), também sem máscara, ele criticou medidas de isolamento social. 

O equipamento, porém, é apontado por médicos, especialistas, pesquisadores e órgãos de saúde do Brasil e de outros países como fundamental para evitar o contágio e a transmissão da COVID-19. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade