(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Decreto do governo Bolsonaro pode proibir redes sociais de apagar conteúdos

Se o decreto passar, redes só poderão excluir perfis e postagens com ordem judicial, com exceção de publicações relacionadas a alguns crimes


20/05/2021 10:34 - atualizado 20/05/2021 10:51

Bolsonaro já teve postagens excluídas das redes sociais ou marcadas como
Bolsonaro já teve postagens excluídas das redes sociais ou marcadas como "enganosas" (foto: Marcos Corrêa/PR)


Um decreto que vem sendo preparado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende proibir as redes sociais de excluir postagens e suspender perfis se não houver ordem judicial.

Segundo a colunista Josette Goulart, do Radar Econômico da revista Veja, a justificativa dos ministérios é de que se o provedor não pode ser responsabilizado pelo conteúdo divulgado na plataforma, também não tem autoridade para retirá-lo com base nos termos de uso.

A minuta, à qual a coluna teve acesso, prevê exceções para nudez, apologia às drogas e outros crimes. 

A minuta do decreto, segundo a revista, também transfere a responsabilidade de fiscalização, que hoje é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Secretaria de Direito do Consumidor, para o Ministério do Turismo, que têm sob seu guarda-chuva a Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual. 

Ainda segundo a coluna, o novo decreto serviria para proteger o presidente de ter mais posts apagados das redes sociais ou até ser excluído das redes, como ocorreu nos Estados Unidos com o ex-presidente Donald Trump. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)