(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACORDO

MDB nacional faz acordo para contemplar diferentes alas do partido em MG

Deputado federal Newton Cardoso Júnior ficará na presidência regional até julho de 2022. Membros de oposição receberam alguns cargos na Executiva mineira


12/05/2021 20:29 - atualizado 12/05/2021 22:01

Mandato de Newton Júnior à frente do MDB mineiro foi prorrogado após acordo(foto: Divulgação/MDB Nacional)
Mandato de Newton Júnior à frente do MDB mineiro foi prorrogado após acordo (foto: Divulgação/MDB Nacional)
A Executiva nacional do MDB prorrogou, nesta quarta-feira (12/5), o mandato do deputado federal Newton Cardoso Júnior à frente do partido em Minas Gerais até julho de 2022. O vínculo antigo iria até o mesmo mês, porém, de 2021. 

A continuação de Newton Júnior no comando da legenda no estado ocorre após resistência de integrantes das bancadas do MDB na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

No entanto, um acordo foi feito e alguns membros do grupo de oposição ao parlamentar ficarão com cargos na Executiva.

Um exemplo é a 1ª vice-presidência do MDB em Minas, que será ocupada pelo deputado federal Hercílio Diniz.

O acordo foi confirmado em nota oficial emitida pelo MDB nacional, que afirmou que "os demais cargos da direção serão compostos pelas diferentes alas partidárias de forma democrática e plural".

Ao Estado de Minas, Newton Cardoso Júnior disse que a decisão desta quarta-feira une o partido. O presidente do MDB em Minas também afirmou que a legenda está estudando a viabilidade de lançar uma candidatura própria ao governo de Minas.

“Esta decisão hoje é uma decisão que, de fato, representa a vontade da base e une o partido. Estamos buscando essa unidade para ter, quem sabe, até candidatura ao governo de Minas”, destacou o deputado.

Entenda


No fim de abril, a Executiva nacional do MDB passou para este mês a decisão de prorrogar ou não o mandato de Newton Cardoso Júnior à frente do diretório do partido em Minas Gerais.

No entanto, o deputado encontrou resistência de integrantes das bancadas federal e estadual, que fizeram diversas queixas à gestão dele.

A ala antagônica ao atual presidente queria a realização de nova eleição em julho, quando o mandato dele terminaria.

Ao passar para maio a decisão de prorrogar ou não o mandato de Cardoso Júnior, a direção nacional do MDB criou uma comissão para debater o tema.

O colegiado foi presidido por Romero Jucá, que foi senador por Roraima.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)