(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FORÇAS ARMADAS

Santos Cruz: 'Politizar Exército é quebrar a hierarquia das Forças Armadas'

Declaração do ex-ministro de Bolsonaro foi feita nesta terça-feira (30/03) após a troca dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica


30/03/2021 15:03 - atualizado 30/03/2021 17:54

De acordo com Santos Cruz, seria 'distorção ou falta de capacidade política' usar as Forças Armadas para ataques políticos (foto: Agência Brasil/Reprodução)
De acordo com Santos Cruz, seria 'distorção ou falta de capacidade política' usar as Forças Armadas para ataques políticos (foto: Agência Brasil/Reprodução)
O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o general Carlos Alberto dos Santos Cruz afirmou, durante entrevista ao Correio Braziliense, nesta terça-feira (30/03), que "politizar o Exército é quebrar e subverter a hierarquia das Forças Armadas”.

“O Exército não é instrumento para resolver questões políticas. Se você tem diferenças com os governadores, você resolve com os governadores”, afirmou, ao ser questionado sobre as intenções do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) em relação às Forças Armadas.

De acordo com Santos Cruz, seria "distorção ou falta de capacidade política" usar as Forças Armadas para ataques políticos. 

Bolsonaro anunciou na segunda-feira (29/03) uma reforma ministerial com seis trocas no primeiro escalão do governo. Entre elas, a troca do general reserva Fernando Azevedo e Silva, que até então comandava a pasta da Defesa.


Leia: Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, pede demissão

Nesta terça-feira, o Ministério da Defesa informou que os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica deixaram seus cargos. Eles estavam reunidos desde o início da manhã para deliberar sobre a demissão conjunta.

“A reforma ministerial acontece em determinados momentos do governo. É uma coisa gradativa do presidente”, explicou Santos Cruz. “Em contrapartida, esta chama a atenção o motivo pelo qual está sendo feita”, disse. 

Segundo o ex-ministro, o Brasil vive um momento “extremamente perigoso” onde não “pode acontecer uma polarização política”. Caso isso aconteça,  Santos Cruz pontuou que seria um  “absurdo, abuso e inaceitável".

Ao ser questionado sobre um possível golpe militar após a troca de comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, Santos Cruz rejeitou a possibilidade. “As Forças Armadas não são instrumentos de intimidação política, de pressão política ou poder pessoal”, afirmou. 

“Não sei se ele (Bolsonaro) trocou por isso. Mas, se isso aconteceu, é um absurdo. É inaceitável. Acredito na formação dos comandantes. Eles vão seguir a Constituição”, completou.

Ao ser questionado sobre algumas manifestações on-line, em que integrantes do Exército organizaram manifestações para comemorar o Golpe Militar de 1964, o general classificou essas ações como “fanatismo”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)