(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEDIDO

Rodrigo Pacheco pede ajuda de Kamala Harris para compra de vacina nos EUA

Presidente do Senado brasileiro mandou documento endereçado para a vice-presidente dos Estados Unidos pedindo o compartilhamento do estoque de doses


19/03/2021 19:15 - atualizado 19/03/2021 19:39

Rodrigo Pacheco enviou ofício aos Estados Unidos para adquirir vacinas estocadas e sem previsão de uso no país norte-americano(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Rodrigo Pacheco enviou ofício aos Estados Unidos para adquirir vacinas estocadas e sem previsão de uso no país norte-americano (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enviou, nesta sexta-feira (19/03), um ofício endereçado à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, solicitando a aquisição de vacinas estocadas no país e que não possuem previsão de uso. De acordo com Pacheco, foi um “pedido de socorro ao Brasil nas ações de combate à COVID-19”.

Pacheco pediu uma autorização especial para que o Brasil adquirisse doses de vacina dos norte-americanos. De acordo com o presidente do Senado, o “compartilhamento de estoque, caso autorizado, daria impulso decisivo ao esforço de imunização dos 210 milhões de brasileiros”.

“No ofício, pedi que fosse considerada, pelas autoridades norte-americanas, a eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos Estados Unidos e ainda sem a previsão de serem utilizadas localmente”, publicou Pacheco em uma rede social.

Lula


Também nesta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista à CNN norte-americana, revelou que pediu ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, doação de vacinas para o Brasil

"Estou sabendo que os Estados Unidos têm vacinas que não estão usando. Essa vacina poderia ser, quem sabe, doada ao Brasil ou a outros países mais pobres que o Brasil que não podem comprar", afirmou Lula à jornalista Christiane Amanpour.
 

Estado de sítio


Também nesta sexta-feira, Rodrigo Pacheco negou a hipótese de um estado de sítio no Brasil. A afirmação foi dada após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) citar o ato em conversa com apoiadores. Em uma rede social, Pacheco pregou a “união entre poderes”.

“Não há mínima razão fática, política e jurídica, para sequer se cogitar o estado de sítio no Brasil. Volto a dizer que o momento deve ser de união dos poderes e ações efetivas para abertura de leitos, compras de medicamentos e vacinação”, disse o presidente do Senado.

Mais cedo, Bolsonaro afirmou que “chegará o momento” de tomar “medidas mais duras” contra as medidas de contenção a COVID-19, como lockdowns e toques de recolher, adotados por governadores.  Horas depois, em conversa com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, Bolsonaro negou que pretende decretar o ato no país. Fux e o chefe do Palácio do Planalto conversaram por telefone. O diálogo foi dado em primeira mão pelo jornal "Estado de S. Paulo".

Para decretar estado de sítio, o presidente precisa do aval do Congresso Nacional. Ele pode ser aplicado quando há “comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa” e “declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira”.

Veja, na íntegra, o comunicado de Rodrigo Pacheco 


Solicitei, nesta sexta-feira, aos Estados Unidos, por meio de ofício enviado à vice-presidente Kamala Harris, pedido de socorro ao Brasil nas ações de combate à pandemia da COVID-19. 

No ofício, pedi que fosse considerada, pelas autoridades norte-americanas, a eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos Estados Unidos e ainda sem a previsão de serem utilizadas localmente.

Esse compartilhamento de estoques, caso autorizado, daria impulso decisivo ao esforço de imunização dos 210 milhões de brasileiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)