(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MAIS UM NO POSTO

Conheça Marcelo Queiroga, novo ministro da Saúde de Jair Bolsonaro

Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia será o quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro


15/03/2021 20:42 - atualizado 15/03/2021 21:11

Queiroga assumirá vaga de Eduardo Pazuello e terá a missão de conduzir o ministério no pior momento da pandemia(foto: Câmara de João Pessoa/Divulgação)
Queiroga assumirá vaga de Eduardo Pazuello e terá a missão de conduzir o ministério no pior momento da pandemia (foto: Câmara de João Pessoa/Divulgação)
 
Nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir o Ministério da Saúde, Marcelo Antônio Cataxo Queiroga Lopes assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2019. O médico de 55 anos é formado pela Universidade Federal da Paraíba, em 1988, e concluiu residência médica no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, quatro anos depois.
 
O novo ministro cursa doutorado em Bioética, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal. Ele também é diretor do Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e cardiologista no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, ambos na Paraíba.

Diferentemente de Eduardo Pazuello, Queiroga mostrou-se favorável ao isolamento social e ao uso de máscaras para tentar controlar a transmissão da COVID-19 no Brasil. 

Desde o início da pandemia, ele participou de vários seminários virtuais destacando a importância das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Queiroga é casado com uma médica pediatra e é pai de três filhos, sendo dois médicos e um advogado. 
 
Adepto das redes sociais, o novo ministro fez referência a Bolsonaro numa postagem no Twitter em 2019 ao postar uma foto antiga do então deputado federal ao lado de Eneas Carneiro – político de extrema-direita que morreu em 2007. "Encontro de dois grandes brasileiros", publicou Queiroga.
 
No ano passado, o médico respondeu a uma postagem do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que fez um boletim médico do presidente da República após retirada de cálculo da bexiga. "Com a graça de Deus nosso presidente Jair Bolsonaro vai superar mais essa adversidade", escreveu Queiroga ao parlamentar.

O nome do cardiologista veio à tona depois que a também médica Ludhmila Hajjar recusou o convite feito por Bolsonaro, alegando “convergências técnicas”.

Horas depois, o presidente se reuniu com Queiroga no Palácio da Alvorada para discutir a possibilidade de substituição a Eduardo Pazuello.

"Foi decidido agora à tarde a indicação do médico, doutor Marcelo Queiroga, para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente, já conhecia há alguns anos, então não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias. Tem tudo no meu entender para fazer um bom trabalho, dando prosseguimento em tudo que o Pazuello fez", disse o presidente aos apoiadores em Brasília.

Vacinação


Além de endurecer as medidas de enfrentamento à COVID-19, que já matou quase 280 mil pessoas no Brasil, Marcelo Queiroga tem a missão de acelerar o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Segundo Pazuello, o Brasil já teria garantidas mais de 500 milhões de doses de vacinas em 2021, podendo adiantar o processo nos próximos meses. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)