(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROCESSO

Lula será interrogado em maio sobre compra de caças suecos no governo Dilma

Ex-presidente é acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso da compra dos caças Gripen durante o governo Dilma


09/03/2021 13:45 - atualizado 09/03/2021 14:20

Lula vai ser interrogado em 27 de maio pelo juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal em Brasília(foto: Nelson Almeida/AFP)
Lula vai ser interrogado em 27 de maio pelo juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal em Brasília (foto: Nelson Almeida/AFP)
O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está envolvido na acusação de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa pela compra dos caças Gripen, entre 2013 e 2015, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Ele vai ser interrogado em 27 de maio pelo juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal em Brasília.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente teria participado de negociações irregulares para a compra de 36 caças, que são aeronaves de combate para a Força Aérea, do modelo Gripen, fabricados pela empresa sueca Saab entre 2013 e 2015. 
 
 
Quem também responde ao processo é o filho de Lula, Luis Cláudio, que tem o interrogatório agendado para 28 de maio. Ele é acusado de receber de um lobista valores supostamente pagos para que o pai usasse sua influência na compra dos caças.

O interrogatório vai esclarecer dúvidas desse processo diretamente com o petista, já que quando foi agendado em 2019 precisou ser cancelado. Isso porque a Justiça pediu para que testemunhas fossem ouvidas primeiro, como os ex-presidentes franceses François Hollande e Nicolas Sarkozy.
 

Outras acusações

Nessa segunda-feira (8/3), Lula recebeu a notícia de que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federa (STF), anulou todos os processos conduzidos pela 13ª Vara de Justiça Federal do Paraná no âmbito da Lava-Jato. Esses processos se referem ao triplex do Guarujá, ao sítio de Atibaia e ao Instituto Lula.
 
 
A decisão de Fachin, que atendeu a um pedido da defesa de Lula, é processual, ele não julgou o mérito das provas, não disse se o petista é inocente ou culpado, disse apenas que ele deve ser julgado pela Justiça do Distrito Federal e pela Lava-Jato. Com a decisão de Fachin, Lula pode se tornar réu novamente, mas o processo volta à primeira instância caso a Justiça decida aceitar a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) mais uma vez.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)