(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SOCORRO

Governo confirma ajuda de R$ 450 milhões para cidades atingidas por chuvas

Medida provisória da União para socorrer municípios castigados por temporais foi publicado nesta segunda-feira (22/02)


22/02/2021 21:52 - atualizado 22/02/2021 22:12

Carangola foi uma das cidades mineiras castigadas pelas chuvas(foto: Michel Barros/Divulgação)
Carangola foi uma das cidades mineiras castigadas pelas chuvas (foto: Michel Barros/Divulgação)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou, na noite desta segunda-feira (22/02), uma medida provisória que garante ajuda de R$ 450 milhões para cidades atingidas por chuvas. Mais cedo, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) já havia adiantado que um socorro estava sendo preparado para auxiliar municípios castigados por temporais.

“Há uma percepção do governo federal de que precisa agir, abrindo crédito extraordinário que provavelmente virá por uma medida provisória (MP), para fazer o socorro necessário aos municípios atingidos pelas chuvas”, disse, mais cedo, em entrevista coletiva.

Em Minas Gerais, várias cidades foram assoladas pelas chuvas. Em Santa Maria de Itabira, na Região Central do estado, há mais de 160 desabrigados. Morreram no desastre uma criança de 5 anos, um pai e suas duas filhas, um homem de 36 anos e uma mulher de 49 anos. A cidade perdeu, ainda, doses de vacinas contra COVID-19.

Carangola, na Zona da Mata, também sofre com os prejuízos da chuva, que atinge a cidade desde a madrugada de sexta-feira (19/02), quando o volume de precipitação registrado ficou entre 50mm e 100mm, quantidade esperada em todo o mês de fevereiro. 

No sábado (20/02), de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram realizados 42 salvamentos de pessoas que estavam ilhadas em situação de risco, duas pessoas com princípio de afogamento – vítimas apresentaram tosse devido ter ingerido água em grande quantidade – e quatro pessoas em situação de risco iminente de desabamento de edificação em local de difícil acesso.

Nesta segunda-feira, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Carangola e acompanhou pessoalmente as operações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Zema prestou solidariedade às vítimas e afirmou que o governo vai oferecer recursos para a reconstrução do que foi perdido. 

“Lamento estar aqui numa situação não muito agradável, mas, felizmente, não tivemos vítimas. Estamos agora acompanhando o que é necessário para reconstruírmos a cidade. O estado vai dar total apoio ao município”, declarou o governador.

Atingidos em MG podem solicitar isenção de tarifas


Em janeiro, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), promulgou lei que garante isenção temporária de água, luz e esgoto aos atingidos por enchentes.

O mecanismo beneficia consumidores residenciais, comerciais e industriais. Para ter acesso ao benefício, é preciso se cadastrar na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O mesmo vale para a Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), subsidiária dos serviços hídricos em parte do estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)