(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMBATE À PANDEMIA

PGR abre investigação sobre atuação de Bolsonaro na pandemia

Apuração é feita por gestão de crise no Amazonas e Pará; suspeita é de prevaricação e crime de incentivo ao uso de medicamento sem eficácia comprovada


05/02/2021 07:43 - atualizado 05/02/2021 08:10

Presidente e ministro são alvo da investigação da PGR(foto: Evaristo Sá/AFP)
Presidente e ministro são alvo da investigação da PGR (foto: Evaristo Sá/AFP)

 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu nessa quinta-feira (4) uma investigação preliminar para apurar a conduta do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante a gestão da crise sanitária provocada pela COVID-19 no Amazonas e no Pará.

 

A medida é uma resposta a uma notícia-crime apresentada pelo PCdoB no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual revela a existência de "fortes indícios" de prevaricação dos dois políticos no colapso da Saúde em Manaus e em municípios do Pará.

 

A investigação ainda vai apurar o crime de incentivar o uso de medicamentos sem a devida comprovação científica, como a hidroxicloroquina, para o tratamento contra o novo coronavírus Sars-CoV-2.

 

Segundo os deputados do partido, Pazuello e Bolsonaro devem ser responsabilizados pela atuação na pandemia - o ministro da Saúde, "em razão de inércia"; o presidente, "por postura isentiva e descompromissada em relação às políticas de combate ao novo coronavírus no âmbito do Sistema Único de Saúde".

 

Depoimento 

 

Nessa quinta (4/2), Pazuello começou a prestar depoimento à Polícia Federal, em Brasília, no inquérito que investiga a conduta dele em relação à crise sanitária no Amazonas.

 

A ação foi aberta por determinação do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

 

Pazuello é acusado de ter recebido informações sobre um possível colapso do sistema de saúde na capital do Amazonas em dezembro, mas só enviou representantes ao estado em janeiro deste ano.

(ANSA) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)