(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Prefeitura de Uberaba descarta desconfiança com antiga Secretaria de Saúde

PMU afirmou que pediu para hospitais e clínicas revisão dos dados relacionados à COVID-19 em 2020 porque tem o compromisso com a transparência e exatidão


09/01/2021 14:07 - atualizado 09/01/2021 17:38

Último boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba, divulgado na noite desta sexta-feira (08/01) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação )
Último boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba, divulgado na noite desta sexta-feira (08/01) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação )
Sem desconfiança, mas com compromisso com a garantia da transparência e exatidão. É assim que a  Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) encara o trabalho após duras críticas do ex-secretário de Saúde, Iraci Neto, contra a atual gestão que pediu revisão completa de dados de 2020, relacionados a COVID-19 no município. 
 
Por meio de nota enviada pelo departamento de assessoria de imprensa, a PMU diz que não existe desconfiança da pasta com relação aos dados da COVID-19 em 2020 na cidade, mas que “a Secretaria Municipal de Saúde tem o compromisso com a garantia da transparência e exatidão das informações de interesse público. Dessa maneira, a nova gestão decidiu revisar todos os dados relacionados à Covid-19 desde o início da pandemia”.

Questionada sobre como estão, neste momento, os trabalhos para buscar resolver os ‘obstáculos’ relacionados ao acesso às planilhas com os dados referentes ao monitoramento dos casos da doença em Uberaba, apontados pela atual Secretária de Saúde, a PMU informou que “os sistemas de registros e monitoramento de dados epidemiológicos estão em funcionamento e que os obstáculos foram contornados nos primeiros dias da nova gestão da pasta da Saúde, não restando, atualmente, qualquer prejuízo à regular publicitação dos dados referentes à COVID-19”.
 
A Secretária de Saúde chegou a suspender por um dia, na última terça-feira (05/01), o boletim diário de monitoramento da COVID-19 em Uberaba e, depois, estabeleceu prazo até 11 de janeiro para que hospitais e clínicas, tanto da rede pública como particular, encaminhem dados de 2020 relacionados às internações, além de resultados de exames de pacientes com diagnóstico da doença.

Mas, de acordo com o ex-secretário da Saúde de Uberaba, Iraci Neto, não há obstáculos e muito menos ‘boicote’. “Isso (a solicitação da atual secretária de Saúde aos hospitais e clínicas) é um retrabalho inútil e repetitivo, uma vez que todas as informações estão e tem de ser cadastradas no sistema de informações do SUS.
 
Dentro do organograma da Secretaria de Saúde de Uberaba existem departamentos e seções com servidores de carreira que monitoram, avaliam e alimentam os sistemas diariamente”, afirmou o ex-secretário da Saúde.
 

Secretária de Saúde pede relatórios detalhados 


Segundo a Prefeitura de Uberaba, os hospitais da cidade deverão encaminhar até o dia 11 de janeiro para conferência da Secretaria de Saúde um relatório contendo as informações sobre as datas de internação, de alta ou óbito de todos os pacientes internados com a COVID-19, além de informações referentes às internações e atendimentos de pacientes com suspeita da doença no ano de 2020. Já as clínicas, laboratórios, farmácias e demais unidades de saúde públicas ou privadas precisarão enviar para a pasta um levantamento contendo os resultados de todos os exames para diagnóstico da COVID-19, realizados durante todo o ano passado.

Último boletim registrou a morte de um idoso de 85 anos

 
De acordo com último boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba, divulgado na noite desta sexta-feira (08/01), mais uma morte (idoso de 85 anos) foi confirmada na cidade, além de 123 novos casos da doença. Desta forma, neste momento, o município totaliza 248 óbitos e 10.490 casos. A ocupação de leitos de UTI pública está em 13% e a privada em 63%. Já a ocupação de leitos de enfermaria pública está em 24% e a privada em 23%. 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)