(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

ABI protocola pedido de impeachment de Pazuello na Câmara dos Deputados

Alegação é de que o general 'dá repetidas demonstrações de incompetência, ineficiência e incapacidade para desempenhar as tarefas de seu cargo'


06/01/2021 14:32 - atualizado 06/01/2021 14:46

Pazuello ficou quatro meses como interino antes de ser nomeado oficialmente ministro da Saúde, em setembro(foto: Carolina Antunes/PR)
Pazuello ficou quatro meses como interino antes de ser nomeado oficialmente ministro da Saúde, em setembro (foto: Carolina Antunes/PR)
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) protocolou, nesta quarta-feira (6/1), um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Segundo o texto do documento, o general "dá repetidas demonstrações de incompetência, ineficiência e incapacidade para desempenhar as tarefas de seu cargo”.

O pedido de impeachment é assinado pelo presidente da entidade, Paulo Jeronimo, e alega ainda que Pazuello “não só não providenciou as imprescindíveis vacinas, como negligenciou até mesmo a aquisição de simples seringas para aplicá-las”.

Para a ABI, além de descumprir as recomendações das autoridades brasileiras e internacionais, “o ministro viola o dever de eficiência disposto no artigo 37 da Constituição, atentando contra o direito social à Saúde”.

O documento da ABI é respaldado na Lei 1.079 de 1950. O texto, aprovado pelo Congresso há 70 anos, define os crimes de responsabilidade e admite que são passíveis da pena de perda do cargo não só o presidente da República, mas também os ministros de Estado.

O pedido agora precisa ser admitido pelo presidente da Câmara dos Deputados.

Mortes por COVID-19 disparam


Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (5/1), o Brasil registrou 197.777 mortes devido ao novo coronavírus desde o começo da pandemia.

Ontem, pela primeira vez em 2021, o país registrou mais de 1 mil mortes causadas pela COVID-19 em um intervalo de 24 horas.

general se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro em uma reunião de última hora no prédio do Ministério da Saúde. O encontro não estava na agenda oficial do presidente e durou certa de uma hora. Também participaram do encontro os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, das Comunicações, Fábio Farias e o Advogado Geral da União, José Levi.

Hoje, o chefe do Executivo disse que seringas não seriam compradas porque valor estaria muito elevado e a pasta aguardaria a diminuição dos valores. Segundo a pasta informou, Pazuello "fez uma atualização dos cenários detalhados a respeito do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, incluindo informações sobre aquisição de seringas, agulhas e vacinas".

"Foi apresentado ao Presidente o status das tratativas com os diversos laboratórios produtores de vacina. O chefe do Executivo foi informado sobre a importação de 2 milhões de doses de vacina da AstraZeneca oriundas da Índia", divulgou a pasta.

De interino a titular


Eduardo Pazuello assumiu o cargo de ministro da Saúde em 16 de setembro de 2020. Antes disso, ele havia passado quatro meses como interino após a saída de Nelson Teich do governo. 

Na época, o presidente Jair Bolsonaro declarou que o general passaria "um bom tempo" na cadeira de ministro, minimizou o fato de Pazuello não ter formação na área da saúde e prometeu que o general teria o auxílio de uma "equipe boa" de médicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)