Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Antigos aliados em Governador Valadares disputam em lados opostos

Os candidatos que disputam o comando do Executivo são o prefeito André Merlo (PSDB) e o vice-prefeito, Dr. Luciano (PSC); cidade tem segundo turno pela primeira vez na história


29/11/2020 04:00 - atualizado 29/11/2020 08:06

André Merlo (PSDB) e Dr. Luciano (PSC)(foto: Reprodução Redes Sociais e Divulgação Campanha Dr. Luciano)
André Merlo (PSDB) e Dr. Luciano (PSC) (foto: Reprodução Redes Sociais e Divulgação Campanha Dr. Luciano)
Governador Valadares, principal município do Leste de Minas, terá hoje, pela primeira vez em sua história, uma eleição municipal decidida no segundo turno, por ter ultrapassado a marca de 200 mil eleitores. São 213.886 este ano.  E, curiosamente, os dois candidatos que disputam o comando do Executivo são o prefeito André Merlo (PSDB) e o vice-prefeito, Dr. Luciano (PSC). No último dia 15, o número de eleitores que compareceu às urnas para votar nos 11 candidatos a prefeito foi de 128.506. Votaram em branco 7.504, e nulo, 9.417. Outros 68.459 (32,01%) deixaram de votar.

Hoje, a abstenção pode ser histórica, segundo Paulo de Tarso Machado, estudioso das eleições no município desde os anos 1980. Ele estima que 40% deixem de votar por diversos motivos. O principal é a pandemia do novo coronavírus. Governador Valadares está na onda vermelha do Plano Minas Consciente e cumpre uma série de restrições de distanciamento social nas atividades sociais e econômicas.

Na última semana da campanha, apoiadores e contratados dos candidatos  vestiram as camisas amarelas (Merlo) e verde (Luciano) e se aglomeraram nas esquinas da cidade. Mesmo na onda vermelha, enfrentaram os riscos de contaminação agitando bandeiras ou desfilando com as mochilas pirulito às costas, carregando nome e número dos candidatos.

O atual chefe do Executivo, André Merlo, tenta reeleição, tendo como candidato a vice o publicitário e jornalista David Barroso (DEM). Os dois estão à frente da coligação “Juntos para fazer mais por Valadares”, formada por PSDB, DEM, PDT, Podemos, PTC, PV e MDB. As propostas de governo incluem, segundo sua assessoria, trabalho por uma cidade limpa, geração de emprego, moradia, segurança, educação de qualidade, saúde descentralizada e serviços mais acessíveis a todos os cidadãos.

O seu concorrente é o atual vice-prefeito, Luciano Oliveira, que é ginecologista. O candidato a vice é o advogado Fábio Silveira (PSC). Os dois estão à frente da coligação formada por PSC, Cidadania e Pros. Luciano já foi vereador. Ele admite que trabalha pela cidade sem estar lado a lado do atual prefeito. Para os próximos quatro anos, diz que pretende implantar com rigor todas as melhorias que propôs em seu plano de governo.

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade