Alexandre Kalil é ex-dirigente do Atlético (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press)
Alexandre Kalil (PSD), ex-dirigente do Atlético Mineiro e torcedor ferrenho do time, voltou a fazer piada envolvendo a política e o mundo futebolístico. “Estou acostumado em sofrer 90 minutos com o Atlético. Agora, três horas é a primeira vez”, brincou o prefeito.
A afirmação foi feita na noite deste domingo (15) após o resultado das votações que o reelegeram para assumir mais quatro anos à frente da Prefeitura de Belo Horizonte. Ele pediu desculpas à imprensa pela demora em aparecer. “Não foi eu que deixei vocês aí em pé, esperando, foi o TSE”, disse, em tom de brincadeira.
Também em pronunciamento, Kalil não prometeu que cumprirá o mandato de quatro anos até o fim. Questionado sobre a possibilidade de concorrer ao governo de Minas Gerais em 2022, o chefe do Executivo da capital desconversou.
O prefeito também diz que coloca a retomada da economia e das demais atividades comerciais como uma das prioridades a partir de 2021. O chefe do Executivo belo-horizontino fala que a “hora do sacrifício” já passou, em alusão ao período em que lojas foram fechadas neste ano durante a pandemia do novo coronavírus.
Kalil acompanhou a apuração dos votos em seu apartamento, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de BH, junto de vários apoiadores. Entre eles, o senador Carlos Viana, que preside o partido em Minas.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.