(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Horário preferencial gera fila nos pontos de votação de Belo Horizonte

Dia de eleição é também dia de ganhar dinheiro; venda de canetas é a maior novidade de negócios


15/11/2020 08:15 - atualizado 15/11/2020 12:38

Fila se formou na porta do Colégio Arnaldo, no Bairro Funcionários(foto: Ivan Drummond/EM/D.A/Press)
Fila se formou na porta do Colégio Arnaldo, no Bairro Funcionários (foto: Ivan Drummond/EM/D.A/Press)

Deu fila no horário preferencial para votação, pelo menos em um dos locais de maior concentração de eleitores, o Colégio Arnaldo, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

As pessoas começaram a chegar antes de 6h, o que significou uma longa espera até que o portão de entrada da escola fosse aberto. Não havia cabos eleitorais, o que tornou o início da manhã mais tranquilo.

A técnica em enfermagem Maria Benício, de 50 anos, era a segunda da fila. Ela disse que escolheu votar nesse horário por ter de trabalhar. "Trabalho na área hospitalar e já vim pronta para ir para o serviço. O fato de votar aqui é um facilitador", frisou.

Atrás dela estava Wagner Schi, de 64, que se mostrava indignado. "Quem deveria dar exemplo não o faz. Acredita que tem fiscal chegando sem máscara? Passam por aqui sem a menor preocupação. Será que lá dentro vão ter cuidado com o eleitor? Esse é o meu medo", disse ele, que mantinha uma longa distância da técnica de enfermagem e pediu a quem chegou depois dele para se distanciar. "Tem de ser no mínimo dois metros."

Às 6h45, já havia muita gente, e a fila começou a crecer, saindo da entrada principal da escola e seguindo pela Avenida Bernardo Monteiro, até a esquina com Rua Timbiras.

Às 7h, a porta se abriu para o eleitor, mas a fila seguia lentamente, pois na entrada dois fiscais perguntavam a cada um qual era a seção, para poder orientar sob qual caminho seguir.

Na porta de cada seção, um fiscal com álcoool gel molhava a mão do eleitor para que pudesse entrar e sacramentar o voto. Lá dentro, apenas uma pessoa de cada vez. E foi rápido, pois o eleitor demorava, em média, cinco minutos.

Ambulantes


Foi dia, também, de ajudar e ganhar dinheiro. O aposentado Otimar Sabino Bartels, de 74 anos, teve uma ideia para ajudar uma amiga, Geralda Lúcia dos Santos Silva, de 61, que vive um momento difícil, já que a filha, de 30, vive com ela, mas está desempregada desde o início da pandemia.

O aposentado Otimar Sabino Bartels, de 74 anos, ajudou a amiga Geralda: Deu canetas para ela vender na porta da sessão eleitoral (foto: Ivan Drummond/EM/D.A/Press)
O aposentado Otimar Sabino Bartels, de 74 anos, ajudou a amiga Geralda: Deu canetas para ela vender na porta da sessão eleitoral (foto: Ivan Drummond/EM/D.A/Press)


“Pensei como poderia ajudá-la. Comprei seis caixas de caneta, pois as pessoas podem não se lembrar de trazer e também álcool gel. Tudo o que vender será dela”, disse Otimar, que chegou antes das 6h à porta do Colégio Arnaldo, para pegar um bom lugar. Armou uma pequena banca, com uma grande caixa de papelão, bem próximo à escadaria de entrada.

Ainda não era 7h quando Geralda chegou. Estava empolgada. "Não saio daqui, hoje, enquanto a votação não acabar. Nem vou comer." A votação começou e 20 minutos depois, Geralda estava sorridente. “Nossa, já vendi cinco. O eleitor jovem não se lembra de trazer caneta.”

Perto dela, Weber Simonato estava montando dois tablados nos quais seriam colocados abacaxis. “Estou fazendo isso pela segunda vez. A primeira foi na eleição passada, em 2018. É um bom dia para vender a fruta, pois onde existe aglomeração, as pessoas compram. Espero ter vendido tudo, até o meio-dia. Aí, vou votar.”

Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo  uai.com.br e em.com.br.

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)