Jornal Estado de Minas

RECUPERAÇÃO

Prefeito de Valadares é transferido para São Paulo para tratar da COVID-19

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), que testou positivo para a COVID-19 na segunda-feira (9), foi transferido nesta quarta-feira (11) para São Paulo. Ele estava internado na UTI do Hospital Unimed de Governador Valadares, recebendo oxigênio por meio de um cateter nasal.





A prefeitura informou que a transferência do prefeito se deu por sugestão da equipe médica que o atendia, com autorização da família Merlo, para que ele possa se dedicar exclusivamente à sua recuperação.

Nesta quarta-feira pela manhã, a prefeitura divulgou um vídeo com mensagem do prefeito, no qual ele dizia que estava tranquilo, assistido pela equipe médica. “Eu peço as orações de vocês para mim e para todos aqueles que estão com essa doença terrível. Estou me recuperando muito bem, estou muito bem assistido, e passando aqui para mandar uma mensagem para vocês. Vai dar tudo certo”, disse o prefeito.

André Merlo tem 54 anos e está em campanha pela reeleição. Antes de testar positivo para a COVID-19, ele cumpria atividades de campanha de forma diária e intensa, mas sempre tomando os cuidados, com distanciamento social e uso de máscaras.





Na tarde desta quarta-feira, circulou pelas redes sociais um comunicado assinado com a marca da prefeitura, noticiando a transferência do prefeito para São Paulo e pedindo que todas as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos 15 dias, comparecessem à Políclinica Municipal para fazer o teste COVID-19 e depois ficassem em quarentena. 

A prefeitura desmentiu o fato, com a reprodução do banner eletrônico que trazia o comunicado, carimbado com o selo de 'fake news'. O desmentido gerou dúvidas entre os internautas, mas a prefeitura informou que não há necessidade de as pessoas irem à Policlínica Municipal e que a informação não é oficial, nem é verdadeira.
 
A coordernação da campanha de André Merlo divulgou na noite desta quarta a agenda de quinta (12), com atividades pelos bairros da cidade, com a presença do candidato a vice-prefeito, David Barroso, e apoiadores.




 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 




audima