(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Candidato à Prefeitura de BH, João Vítor Xavier quer mudança total no Centro da cidade: 'Situação desesperadora'

João Vítor Xavier acredita que a Região Central da capital mineira se encontra em situação delicada


05/11/2020 06:30 - atualizado 05/11/2020 17:09

João Vítor Xavier quer alterar o Centro, mas com auxílio às pessoas em situação de rua
João Vítor Xavier quer alterar o Centro, mas com auxílio às pessoas em situação de rua (foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
João Vítor Xavier (Cidadania), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano, considera que o Centro da capital mineira é a região do município com a maior necessidade de mudanças e atenção do poder público. O concorrente cita o tratamento das pessoas em situação de rua como um dos passos para “recuperar” o local.

“Temos desafios diferentes em todas as regiões, e todas as regiões têm seus problemas. Vou dar uma questão, por exemplo, que poucos belo-horizontinos que não são do Barreiro, pouco sabem, mas o Barreiro tem uma cracolândia. Tem na PPL, no IAPI, da Praça do Peixe, mas o Barreiro tem uma cracolândia."

"Você tem problemas específicos no Centro e que são repetidos em regiões de BH. Considero a situação do Centro de BH desesperadora. Ou tomamos uma providência urgente, multi setorial, porque não vai resolver o problema do Centro com uma política específica”, afirmou em entrevista ao Estado de Minas.

O candidato alia as questões tributárias com o tratamento com a pessoa em situação de rua. Segundo números divulgados em maio deste ano pelo Governo Federal, somente no chamado “hipercentro” de BH, essa população chega a 9.114, segundo dados do CadÚnico.

“Tem que juntar isso tudo, atrair empresas, dar incentivo tributário, para recuperar prédios, galpões abandonados, e fazer uma mudança de conceito na região. Não digo, o que é comum nesse tipo de projeto, de limpeza étnica não, falo em acolher, tratar as pessoas, entender que cada um ali é um ser humano e precisa ser recuperado, tratado”, disse.

Por fim, João Vítor Xavier aborda a importância do tratamento com os comerciantes e a todos que atuam ou vivem no Centro. Segundo o candidato, que também é deputado estadual de Minas Gerais, a Prefeitura de BH é conivente com essa situação.

“E entender que temos milhares de pessoas que pagam seus IPTUs e que convivem com uma situação dentro de suas casas degradante. Conheço gente que fala que não consegue chegar em casa pois o cheiro de urina é insuportável, as pessoas fazem necessidades na porta da casa. Na hora que chega tem resto de cachimbo de crack na porta de casa, 3h da manhã tem um casal de moradores de rua fazendo sexo debaixo da janela. É comum para quem mora no Bonfim, no Carlos Prates, na Lagoinha, em toda aquela região."

"A prefeitura infelizmente nos últimos anos tem sido leniente com essa situação. Tive com Fernando Cabral, que foi secretário da Regional Centro-Sul. Ele me apresentou números de quando deixou a regional. Segundo ele, há oito anos. Se falava, naquela época, em 1.200 a 1.500 moradores de rua. Hoje, já falam em 9 mil e 12 mil, é absurdo”, completou.
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)