(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

'Queria ver o Kalil se posicionando contra Bolsonaro', diz candidato do PCdoB em BH

Wadson Ribeiro disse que o prefeito de BH poderia se colocar como oposição ao presidente


04/11/2020 08:00 - atualizado 04/11/2020 06:50

Wadson Ribeiro atuou como deputado federal nos anos de 2015 e 2016, como suplente(foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
Wadson Ribeiro atuou como deputado federal nos anos de 2015 e 2016, como suplente (foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
Opositor assumido de Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, Wadson Ribeiro (PCdoB), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano e ex-colega de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, coloca Alexandre Kalil (PSD), prefeito da capital mineira e um dos concorrentes no pleito de 2020, como “conivente” à atual gestão federal.

A resposta foi dada em meio à uma explicação sobre a formação de uma frente ampla da oposição em 2022, para tentar vencer Jair Bolsonaro em uma possível disputa eleitoral. Segundo Wadson, o atual governo tem “caráter fascista”.

“Achamos que o governo do Bolsonaro não é simplesmente de direita. Tem um caráter fascista, se pudesse ele fechava o Congresso, fecharia o Supremo. Diante disso, o PCdoB defende uma frente ampla, que cujo centro da frente tem que ser a questão democrática, tem que estar nessa frente quem defenda o estado democrático de direito, liberdade individual, funcionamento pleno do Congresso, das instituições, entidades sindicais, movimentos sociais. Todos que defendem isso, mesmo com divergências no campo econômico, deveriam estar juntos. Não subestimo o governo Bolsonaro, acho forte. Está em desgaste, mas é forte. E é forte pois houve desconstrução da política. Por isso minha crítica ao Kalil. Queria ver o Kalil se posicionando contra o Bolsonaro, pois quem se omite diante desse governo, de certa medida, é conivente”, afirmou o candidato, em entrevista ao Estado de Minas.

Governador do Maranhão e correligionário de Wadson, Flávio Dino (PCdoB) se coloca como um dos principais nomes da oposição para uma disputa em 2022 pela Presidência da República. Apesar disso, o candidato à Prefeitura de BH gostaria de ver uma maior união para, segundo ele, “isolar” o bolsonarismo.

“Em 2022, precisamos criar uma frente ampla. Não pode colocar um nome na frente agora, se não os carros ficam na frente dos bois. Se for Flávio Dino, ficarei feliz, porque é um governador competente, do Maranhão, do meu partido. Mas pode não ser, talvez seja outro nome, que tenham condição de aglutinar mais. O que acho ruim é que a gente precisa deixar de lado os hegemonismos. Gostei muito quando o Lula se reuniu com Ciro Gomes, com Flávio Dino, tem setores do PSDB que poderiam estar nisso, do Democratas, tem que ser uma frente amplíssima, que isole o inimigo central. São aqueles que querem atacar a democracia, que acham que o Brasil é um terreno do Trump, que desprezam instituições, propagam ódio, homofobia, racismo, essa gente que precisamos isolar”, completou.
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)