Publicidade

Estado de Minas GOLPE

Pelo WhatsApp, impostores se passam por Áurea Carolina para pedir dinheiro

Candidata do Psol em BH comunicou golpe à Justiça Eleitoral; ela emitiu alerta a apoiadores


31/10/2020 15:39 - atualizado 31/10/2020 15:53

Áurea comunicou autoridades sopre golpe sofrido via aplicativo de mensagens.(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Áurea comunicou autoridades sopre golpe sofrido via aplicativo de mensagens. (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Áurea Carolina, representante do Psol na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi vítima de golpe cibernético neste sábado. Passando-se pela candidata e utilizando um número de celular que não é o dela, impostores abordaram integrantes da equipe da deputada federal para solicitar dinheiro. Pelo WhatsApp, os fraudadores diziam que os recursos tinham o objetivo de fomentar a campanha.

A pessolista acionou a Justiça Eleitoral e pretende enviar comunicados ao Ministério Público e à Delegacia de Crimes Cibernéticos. Pelas redes sociais, Áurea emitiu alerta a apoiadores e seguidores sobre o caso, com o objetivo de evitar transtornos a outras pessoas.

“As contas bancárias identificadas nas mensagens em anexo, ou mesmo outras eventualmente apresentadas para demais vítimas, não se apresentam como os meios institucionais de arrecadação da campanha eleitoral da candidata, ou mesmo sua conta pessoal”, diz o documento enviado pela equipe jurídica de Áurea à Justiça Eleitoral. O texto é assinado pelo advogado Felipe Gallo da França.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece um canal de denúncia que permite a comunicação, por parte de eleitores, sobre casos do tipo.

O Estado de Minas tentou contato com Áurea. A assessoria da candidata, contudo, disse que, por ora, ela não vai tecer comentários sobre a questão.

Outros golpes acometeram o Psol

Áurea Carolina não foi a primeira integrante do partido a ser vítima de golpes do tipo. O candidato da legenda em São Paulo, Guilherme Boulossofreu ataque semelhante ainda neste mês. Casos similares ocorreram, também, com Renata Souza, postulante à Prefeitura do Rio de Janeiro, e Fernanda Melchionna, que concorre em Porto Alegre.

Em BH, o Psol tem os apoios de PCB e Unidade Popular, responsável por indicar o vice-candidato, Leonardo Péricles.

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade