(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAÇA AOS VOTOS

Marcelo Souza e Silva nega candidatura destinada apenas a patrões: 'Não é para defender empresas, mas a riqueza de BH'

Representante do Patriota trabalha para barrar pecha de representante de um único setor social


31/10/2020 13:30 - atualizado 31/10/2020 13:40

Marcelo Souza e Silva representa o Patriota na disputa eleitoral em BH.(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Marcelo Souza e Silva representa o Patriota na disputa eleitoral em BH. (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Protagonista de ferrenhos embates com o prefeito Alexandre Kalil (PSD) acerca da flexibilização do comércio em Belo Horizonte, Marcelo Souza e Silva se licenciou da presidência da Câmara dos Dirigentes Lojistas na cidade (CDL-BH) para tentar concorrer ao Executivo municipal. Ao Estado de Minas, o postulante do Patriota admitiu receio em ser visto como um candidato que representa apenas os interesses do setor empresarial, mas deposita fichas em propostas de outras áreas para desfazer a impressão.

“Há pouco tempo de televisão para explicar isso e, no corpo a corpo, é muito difícil de abordar o tema. Comerciantes e funcionários de muitas empresas estão entendendo a proposta. Não é para defender empresas, mas a riqueza de Belo Horizonte, feita por todos nós, empresários, trabalhadores e servidores públicos. Quem me conhece sabe que não defendo somente o empresariado. Tenho excelente relacionamento com sindicatos de trabalhadores”, afirmou. 

Segundo a mais recente pesquisa do Ibope, as intenções de voto para Marcelo Souza e Silva estão abaixo de 1%. Durante a sabatina, ele foi questionado sobre a baixa pontuação, mas não crê que a chapa tenha “naufragado” junto a comerciantes e empreendedores.

“A candidatura é uma coragem. Muitas pessoas estão falando “nosso voto é seu”, mas, hoje, providencialmente, comerciantes e prestadores de serviço estão preocupados em salvar suas empresas e manter empregos, o que também é muito importante. Nas duas últimas semanas, teremos surpresas. Os comerciantes vão entender a proposta da candidatura”, garantiu.


Articulações frustradas fizeram nascer chapa ‘pura’


Embora o Patriota tenha sido o primeiro partido a promover convenção para oficializar o nome de Marcelo, o empresário do ramo de saboaria diz que pouco tempo se passou entre a decisão de concorrer e a publicização da candidatura.

Segundo ele, a legenda tentou viabilizar acordos com outros partidos. Sem avanço nas tratativas, a opção foi por uma chapa “puro-sangue”. O vice, Leandro Moreira, também é filiado ao Patriota.

“Minha proposta não é se tornar conhecido ou fazer carreira política. Minha proposta é buscar o melhor termo para Belo Horizonte. O belo-horizontino está com a autoestima baixa. Precisamos levantar a autoestima do belo-horizontino, gerar emprego e movimentar as riquezas da cidade “.

Saída do Novo ainda neste ano


Marcelo Souza e Silva contou ter ingressado no Partido Novo antes mesmo do governador Romeu Zema. Neste ano, contudo, decidiu deixar a legenda. Acabou rumando ao Patriota, onde tenta, pela primeira vez, chegar a um cargo Executivo.

A outra experiência eleitoral dele ocorreu em 2006, quando se candidatou à Assembleia Legislativa pelo PFL — que, atualmente, é o Democratas.

 

As entrevistas

De quinta (22) até o próximo dia 12, o Jornal da Alterosa promove, em dias úteis, entrevistas de cinco minutos com os candidatos a prefeito de Belo Horizonte. O noticiário vai ao ar às 19h15. Antes de participar do programa televisivo, Marcelo foi sabatinado por jornalistas do Estado de Minas

As matérias sobre a entrevista ao EM estão sendo publicados ao longo deste sábado, na internet. No domingo, a edição impressa trará um resumo dos principais pontos abordados durante a conversa. 

Fabiano Cazeca (Pros), Rodrigo Paiva (Novo), Nilmário Miranda (PT), Bruno Engler (PRTB), Áurea Carolina (Psol) e Cabo Washington Xavier (PMB) também já foram sabatinados. 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)