Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Depois de contrair COVID-19, Carla Zambelli apresenta projeto de lei contra vacinação obrigatória

Projeto tem parceria do também deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP)


20/10/2020 15:58 - atualizado 20/10/2020 16:23

Carla Zambelli (PSL)(foto: Agência Brasil/Reprodução)
Carla Zambelli (PSL) (foto: Agência Brasil/Reprodução)
Os deputados federais Carla Zambelli e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) apresentaram em conjunto um projeto de lei para alterar a norma editada pelo presidente Jair Bolsonaro, em 6 de fevereiro, que instituiu a vacinação compulsória.

"Ao contrário do que pretende implementar o governador João Doria Jr. no estado de São Paulo em relação à vacina contra o novo coronavírus, nenhuma autoridade pública, de qualquer nível do Poder Executivo, seja em âmbito federal, estadual ou municipal, deve deter o poder de obrigar os cidadãos a se submeterem a tratamentos médicos que coloquem em risco suas vidas e/ou não tenham eficácia comprovada", diz o texto publicado pelos parlamentares.

De acordo com eles, deve prevalecer a livre escolha do cidadão e a imposição de uma campanha de vacinação contra a COVID-19, sem comprovação de eficácia, "representa retrocesso aos direitos fundamentais dos cidadãos".

A deputada Carla Zambelli testou positivo para COVID-19 no último dia 15.
 

Embate 

Na última sexta-feira (16), o governador de São Paulo, João Doria disse que a vacina vai ser obrigatória no estado. O presidente, por sua vez, se irritou com a fala dee Doria e afirmou na última segunda-feira (19), a apoiadores, que a vacina  não vai ser obrigatória no país.


Contradição


Apesar de o presidente dizer que a vacina é opção de cada um, uma lei assinada por ele mesmo obriga a vacinação e outras medidas profiláticas aos brasileiros em meio à pandemia do novo coronavírus.

Entre elas, a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas ou tratamentos médicos específicos.
 
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade