(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Áurea Carolina, João Vitor Xavier e Marcelo Souza e Silva confirmam candidaturas à PBH

Convenções partidárias começaram a ser realizadas nesta segunda-feira


31/08/2020 21:53 - atualizado 01/09/2020 04:21

Marcelo, Áurea e João Vitor anunciaram oficialmente suas candidaturas à Prefeitura e Belo Horizonte(foto: Reprodução)
Marcelo, Áurea e João Vitor anunciaram oficialmente suas candidaturas à Prefeitura e Belo Horizonte (foto: Reprodução)

Três políticos confirmaram nesta segunda-feira suas candidaturas à Prefeitura de Belo Horizonte, nas Eleições 2020. Áurea Carolina (PSOL), João Vitor Xavier (Cidadania) e Marcelo Souza e Silva (Patriota). Os anúncios foram realizados em convenções partidárias.

A convenção online do Patriota para lançamento da candidatura de Marcelo Souza e Silva foi realizada no Mercado Central, no período da tarde. Marcelo é graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis. Tem 54 anos e preside a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte desde 2019. O partido ainda não oficializou quem será o vice.

Após a convenção, Marcelo falou sobre quais são as prioridades de seu programa. “Temos conhecimento do que é a cidade e quais são as prioridades. A primeira é voltar a dignidade das pessoas. A autoestima do cidadão está muito para baixo. A outra é acolhimento. Queremos conversar mais, buscar solução dos problemas o mais rápido possível. O ponto principal é a retomada da economia, que precisa ser feita de forma rápida e articulada com os governos federal e estadual”, declarou, em entrevista ao Estado de Minas.

À noite, o PTB anunciou apoio a João Vitor Xavier, que concorrerá à PBH pelo Cidadania. O evento foi realizado na sede do PTB, no bairro Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Jornalista e advogado, João Vitor tem 38 anos foi eleito deputado estadual em 2010 e reeleito em 2014 e 2018.

Já na convenção, o candidato deixou claro que uma de suas bandeiras na campanha será a da segurança pública. “É uma união por ideias, por propostas. Além disso, o PTB tem um número de policiais muito importante no corpo do partido, por isso trouxeram informações essenciais para nosso plano de governo para a segurança pública”, afirmou.

A convenção do PSOL para lançamento de Áurea Carolina à disputa pelo Executivo de Belo Horizonte foi realizada de maneira virtual, em encontro transmitido pelo Facebook. O vice de Áurea será Léo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular. A cientista social Áurea Carolina tem 36 anos e foi eleita vereadora de Belo Horizonte em 2016 e deputada federal em 2018.

Durante a convenção, ela deixou claro seu desejo de transformação positiva da sociedade. “A gente sabe que outra sociedade é possível, porque já a construímos no cotidiano, com nossas práticas, nosso compromisso de transformação profunda dessa sociedade. Que está em colapso, que já não nos serve mais e agora está mais do que evidente que desmoronou total”, disse a candidata.

Corrida eleitoral em Belo Horizonte

Adiadas para os dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos) por causa da pandemia de COVID-19, as Eleições Municipais de 2020 já começam a movimentar o cenário político da capital mineira. Além dos três confirmados nesta segunda, Belo Horizonte conta com outros 14 pré-candidatos (veja lista abaixo).

Neste ano, as convenções devem ser realizadas todas de maneira virtual. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a realização de livemícios’, eventos com apresentações artísticas, semelhantes aos antigos ‘showmícios’.

Além das mudanças de prazos e de hábitos causados pela pandemia, este ano será a primeira vez sem a possibilidade de coligações que envolvam vereadores. Mudanças na legislação eleitoral aprovadas em 2017, mas que entram em vigor apenas neste ano, proíbem a junção de partidos para a formação de chapas coletivas nos pleitos para a Câmara dos Deputados, câmaras municipais e assembleias legislativas.

Por isso, neste ano, as legendas precisarão construir chapas “puro-sangue”, apenas com candidatos a vereadores que constam em seus quadros. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro, enquanto o segundo, caso necessário, será em 29 do mesmo mês.

Veja abaixo a lista dos pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte

Alexandre Kalil - PSD

Áurea Carolina - PSOL

Igor Timo - Podemos

Lafayette Andrada - Republicanos
 
Júlio Delgado - PSB 

João Vítor Xavier - Cidadania

Professor Wendel Mesquita - Solidariedade

Bruno Engler - PRTB

Fernando Borja - Avante

Luisa Barreto - PSDB

Nilmário Miranda - PT

Wadson Ribeiro - PCdoB

Leonardo Péricles - UP

Cabo Washington Xavier - PDS

Wanderson Rocha - PSTU

Rodrigo Paiva - Novo

Marcelo de Souza e Silva - Patriota


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)