(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dias Toffoli liga para militares e tenta conter crise após declarações de Gilmar

Presidente do Supremo entrou em contato com integrantes do núcleo militar do governo e ressaltou o apreço em relação às Forças Armadas


postado em 13/07/2020 20:37

Toffoli ressaltou que a visão do ministro não representa o pensamento da Corte(foto: Fellipe Sampaio/STF )
Toffoli ressaltou que a visão do ministro não representa o pensamento da Corte (foto: Fellipe Sampaio/STF )
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, ligou para o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e para o ministro da secretaria de governo, Luiz Eduardo Ramos, coma finalidade de apagar o incêndio que teve início com as declarações do ministro Gilmar Mendes - que afirmou, em uma live, que o "Exército está se associando a esse genocídio". O magistrado faz referência a integrantes das Forças Armadas no Ministério da Saúde, em meio a pandemia de coronavírus, que avança no país.

Toffoli atua nos bastidores para tentar conter a escalada da crise. Em nota, divulgada nesta segunda-feira (13), Azevedo e os comandantes da Marinha, Exército e Aeronaútica ameaçam fazer uma reclamação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra Gilmar. De acordo com informações obtidas pela reportagem, Toffoli ligou para Ramos e Azevedo ressaltando o respeito pelas Forças Armadas e amenizando as declarações do colega.

Toffoli ressaltou que a visão do ministro não representa o pensamento da Corte em si e que o Supremo atua junto com os demais poderes para amenizar os impactos da pandemia. As ações de Toffoli foram bem recebidas no Executivo. No entanto, interlocutores do governo e dos militares ainda esperam um pedido de desculpas de Gilmar e não desistiram de acionar o procurador-geral da República, Augusto Aras. Nos bastidores, o magistrado tem demonstrado que está tranquilo quanto a legalidade das declarações, embora saiba que são polêmicas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)