(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Comandante-geral da PM na gestão Pimentel é alvo de operação da PF

Helbert Figueiró de Lourdes é suspeito de repassar informações privilegiadas ao ex-governador


24/06/2020 08:21 - atualizado 24/06/2020 15:01

Helbert Figueiró de Lourdes foi comandante-geral da PM durante a gestão do governador Fernando Pimentel (PT)(foto: Robert Leal/ TJMG)
Helbert Figueiró de Lourdes foi comandante-geral da PM durante a gestão do governador Fernando Pimentel (PT) (foto: Robert Leal/ TJMG)
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento de Helbert Figueiró de Lourdes, no Bairro Santo Agostinho, na Região Sul de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira. Helbert, comandante-geral da Polícia Militar (PM) durante a gestão do governador Fernando Pimentel (PT), de 2015 a 2018, é suspeito de obstrução de Justiça por repassar informações privilegiadas da própria PF ao chefe do Executivo.
 
Os agentes da PF apreenderam três celulares e um computador e retornaram à sede da corporação na capital mineira, no Bairro Gutierrez, na Região Oeste da cidade. Helbert é suspeito de repassar informações sigilosas contra Pimentel, relacionadas à Operação Acrônimo. Se condenado, poderá cumprir até oito anos de reclusão.
 
Helbert foi comandante-geral da PM em 2017 e 2018 e deve prestar depoimento ainda nesta quarta-feira.

Em um dos inquéritos da Acrônimo, da PF, Pimentel é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo a campanha eleitoral de 2014. Naquele ano, o petista foi eleito governador de Minas Gerais, com 52,98% dos votos. A corporação também investiga como Helbert tinha acesso a essas informações federais.

Em nota, a PM afirmou que "tomou conhecimento, por meio da mídia, da operação da Polícia Federal (PF) envolvendo um coronel veterano da
instituição e que não foi comunicada oficialmente pela PF sobre o fato".

O advogado de Fernando Pimentel informou que trabalha somente em processos em que têm procuração e que desconhece esse assunto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)