(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA DOS NÚMEROS

Combate à pandemia: Teich diz que liderança do ministério pode ter enfraquecido

Em entrevista, o ex-ministro da Saúde defende a revisão da metodologia de divulgação de dados pelo governo federal


postado em 08/06/2020 16:10 / atualizado em 08/06/2020 16:29

(foto: Reprodução/CNN)
(foto: Reprodução/CNN)
O ex-ministro da Saúde Nelson Teich defendeu, nesta segunda-feira (08), a revisão da metodologia de divulgação dos números do novo coronavírus pelo ministério. Apesar disto, ele diz que não acredita na redução dos números de casos. “Você tem que mapear todas as mortes. É mais provável que tenham mais mortes do que menos mortes”, afirmou em entrevista para CNN Brasil.
 
Teich afirmou que acredita que a pasta vá “rever a posição", mas que "a única consequência prática" é que o ministério pode ter "enfraquecido sua posição como liderança". "Isso é uma coisa que o ministério tem que resgatar", disse.

O ex-ministro ainda ponderou a atual situação como uma “guerra de números” que causa polêmica. "E isso é muito ruim. O que penso hoje é que a saúde, a sociedade e o país precisam de uma trégua", considerou. "Acredito que vai haver um reposicionamento e não vamos ter dificuldade de informação".

"A informação não vai deixar de existir. Essa mudança que aconteceu vai ter que ser revista, acredito que vai rever, porque não consigo imaginar a ideia de ocultar a informação. Isso vem dos estados e, se o ministério não consolidar, alguém vai. Não consigo ver essa situação da desinformação, porque ela vai chegar"

Nelson Teich, em entrevista para CNN


Ex-ministro explica mudança de horário durante sua gestão

Teich ainda disse que nunca sofreu pressão por parte do governo federal sobre a divulgação de dados da COVID-19. "Nunca teve qualquer pressão do governo. Isso nunca aconteceu. A decisão de atrasar de 17h para às 19h foi porque naquele momento existia a informação de que a gente poderia ter uma revisão às 19h, então justamente para não gerar problema", esclareceu.
 
*Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)