(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REUNIÃO

Bolsonaro: 'É facílimo impor ditadura no Brasil. Por isso quero que o povo se arme'

Presidente pediu a ministros que assinassem portaria garantindo acesso da população a compra e uso de armas


postado em 22/05/2020 18:15 / atualizado em 23/05/2020 00:36

Presidente Jair Bolsonaro disse querer que o povo usasse armas contra decisões de governantes(foto: Isac Nóbrega/R)
Presidente Jair Bolsonaro disse querer que o povo usasse armas contra decisões de governantes (foto: Isac Nóbrega/R)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que quer a liberação do uso de armas no Brasil para que o povo confronte, entre outras coisas, ordens e decretos de governadores e prefeitos durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Na reunião ministerial de 22 de abril, o presidente pediu ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e ao então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que assinassem portaria liberando o armamento legal da população.

Para Bolsonaro, a ação seria uma demonstração da orientação da Presidência da República aos governantes nos estados e municípios - o presidente citou os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, João Doria e Wilson Witzel, respectivamente, além do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Ainda segundo Bolsonaro, o projeto seria ‘um puta de um recado pra esses bostas’.

“O que esses filha de uma égua (sic) quer, ô (Abraham) Weintraub, é a nossa liberdade. Olha, eu tô, como é fácil impor uma ditadura no Brasil. Como é fácil. O povo tá dentro de casa. Por isso que eu quero, ministro da Justiça e ministro da Defesa, que o povo se arme! Que é a garantia que não vai ter um filho da puta aparecer para impor uma ditadura aqui! Que é fácil impor uma ditadura! Facílimo!”, comentou Bolsonaro.

“Um bosta de um prefeito faz um bosta de um decreto, algema e deixa todo mundo dentro de casa. Se tivesse armado, ia pra rua. E se eu fosse ditador, né? Eu queria desarmar a população, como todos fizeram no passado quando queriam, antes de impor a sua respectiva ditadura. Aí, que é a demonstração nossa, eu peço ao Fernando e ao Moro que, por favor, assinem essa portaria hoje que eu quero dar um puta de um recado pra esses bosta! Por que que eu tô armando o povo? Porque eu não quero uma ditadura! E não dá pra segurar mais! Não é? Não dá pra segurar mais”, afirmou o presidente.

As falas do presidente foram gravadas em reunião ministerial e o vídeo teve autorização de divulgação nesta sexta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

A Corte analisa inquérito que investiga acusações do ex-ministro Sergio Moro sobre supostas tentativas de interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

Críticas a governadores

Em outro trecho da reunião, Bolsonaro usa o exemplo das decisões de governadores e prefeitos para, segundo ele, prejudicar a imagem do governo federal. “É ... de se preocupar com isso. Que os caras querem é a nossa hemorroida! É a nossa liberdade! Isso é uma verdade. O que esses caras fizeram com o vírus, esse bosta desse governador de São Paulo, esse estrume do Rio de Janeiro, entre outros, é exatamente isso. Aproveitaram o vírus, um bosta de um prefeito lá de Manaus agora, abrindo covas coletivas. Um bosta. Que quem não conhece a história dele, procura conhecer, que eu conheci dentro da Câmara, com ele do meu lado!”, disse.

"E nós sabemos o ... o que, a ideologia dele e o que ele prega. E que ele sempre foi. O que a ... tá aproveitando agora, um clima desse, pra levar o terror no Brasil. Né? Então, pessoal, por favor, se preocupe que o de há mais importante, mais importante que a vida de cada um de vocês, que é a sua liberdade. Que homem preso não vale porra nenhuma", complementou Bolsonaro.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)