(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM VIDEOCONFERÊNCIA

Bolsonaro diz que exigirá de Teich protocolo com cloroquina

Declaração do presidente foi feita durante reunião por videoconferência com empresários


postado em 14/05/2020 17:51 / atualizado em 14/05/2020 18:06

(foto: Reprodução/Agencia Brasil)
(foto: Reprodução/Agencia Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (14/5), que exigirá do ministro da Saúde, Nelson Teich, a alteração do protocolo sobre o uso da cloroquina. A declaração foi feita durante uma reunião por videoconferência com empresários.

Bastante alterado, o chefe do Executivo disparou: “Estou exigindo a questão da cloroquina agora também. Se o Conselho Federal de Medicina decidiu que pode usar cloroquina desde os primeiros sintomas, por que o governo federal via ministro da Saúde vai dizer que é só em caso grave?”, questionou.

Bolsonaro disse então que foi eleito presidente justamente para fazer escolhas. “Eu sou comandante, sou presidente da República, para decidir, para chegar para qualquer ministro e falar o que está acontecendo. E a regra é essa, o norte é esse. Não estou extirpando nenhum ministro, nunca fiz isso e nem interferindo em qualquer ministério, como nunca fiz. Agora, votaram em mim para eu decidir. E essa decisão da cloroquina passa por mim. E mais do que pedir... Tá tudo tudo bem com o ministro da Saúde, tá tudo sem problema nenhum com ele, acredito no trabalho ele, mas essa questão vamos resolver”. “Pode mudar e vamos mudar”, completou.

O impasse se assemelha ao que havia entre o presidente e o ex-ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta. Teich também tem defendido que o medicamento não tem eficiência comprovada e causa profundos danos colaterais.

No último dia 12, ele foi enfático nas redes sociais: “Um alerta importante: a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o “Termo de Consentimento” antes de iniciar o uso da cloroquina”.

 Bolsonaro, por sua vez, insiste no uso da medicação desde o surgimento dos primeiros sintomas e tem feito de tudo o que está ao seu alcance para mudar as regras de isolamento. Com isso, a desmoralização de Teich é cada vez mais explícita. No começo da semana, por exemplo, o presidente adicionou na lista de serviços considerados essenciais salões de beleza, academias e barbearias. No entanto, a medida pegou Teich de surpresa. Ele não foi consultado sobre o assunto e ficou sabendo sobre durante uma coletiva.

Ontem, na saída do Palácio da Alvorada, enviou um recado direto a Teich e disse que a reunião teria o intuito de alinhar as orientações.  “A gente está preocupado com o elevado número de mortes e analisando o protocolo do Ministério da Saúde [que] manda aplicar a cloroquina apenas em casos graves. Então, vou conversar hoje com o ministro da Saúde. Não é o meu entendimento, que eu não sou médico. É o entendimento de muitos médicos do Brasil e outras entidades de outros países entendem que a cloroquina pode e deve ser usada desde o início, apesar de saberem que não tem uma confirmação científica da sua eficácia. Mas, como estamos numa emergência, e a cloroquina sempre foi usada, desde 1955, e agora com a azitromicina, pode ser um alento para esta quantidade enorme de óbitos que estamos tendo no Brasil. Isso vai ser discutido hoje [ontem] com ministros”.

 O presidente continuou: “O meu entendimento, ouvindo médicos,  é que ela deve ser utilizada desde o início por parte daqueles que integram grupo de risco. Pessoas que têm comorbidade, pessoas de idade, deve ser usada a hidroxicloroquina. Se fosse a minha mãe... Minha mãe está com 93 anos de idade. Eu vou atrás dela, pego um médico, lógico que não  vou forçar o médico, tem muitos médicos que concordam com este tipo de medicamento, e ela usaria a hidroxicloroquina. Enquanto não tivermos algo comprovado no mundo, temos este no Brasil aqui, que pode dar certo, pode não dar  certo. Mas como a pessoa não  pode esperar quatro,  cinco dias para decidir, que a morte pode vir,  é melhor usar.”

Questionado se havia ficado contrariado com os tuítes do ministro Teich, que defende a linha contrária em relação ao medicamento, Bolsonaro apontou que ‘todos os ministros devem estar afinados com ele’.

“Olha só, olha só... Todos os ministros --já sei qual é a tua pergunta, o que você quer dizer-- têm que estar afinado comigo. Todos os ministros são indicações políticas minhas, tá certo? E quando eu converso com os ministros, eu quero eficácia na ponta da linha. Nesse caso, não é gostar ou não do ministro Teich, tá? É o que está acontecendo. Nós estamos tendo aí centenas de mortes por dia. Se existe uma possibilidade de diminuir esse número com a cloroquina, por que não usá-la? Alguns falam que pode ser placebo. Eu falo: pode ser. A gente não sabe. Mas pode não ser também. A gente não pode daqui a dois anos falar "ah, se tivesse usado a cloroquina lá atrás, teríamos salvo milhares de pessoas". Só isso”, disse.

“Isso vai ser tratado... No meu entender, desde o começo devia ser o vertical. Cuidar das pessoas do grupo de risco e botar o povo pra trabalhar. Olha só. Tem uma máxima do Napoleão dizendo mais ou menos o seguinte: "enquanto o inimigo estiver fazendo um movimento errado, deixe-o à vontade". No Brasil, no meu entender, o movimento errado é se preocupar apenas e tão somente com a questão do vírus. Tem o desemprego do lado. A esquerda tá quietinha. A esquerda tá quietinha. O povo precisa trabalhar”.

“O povo tem que voltar a trabalhar!Quem não quiser trabalhar, que fique em casa, porra! Fica em casa, ponto final”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)