(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro nomeia novo diretor-geral da Polícia Federal

Depois de ser obrigado a desistir de Alexandre Ramagem, o presidente nomeia Rolandro Alexandre de Souza


postado em 04/05/2020 09:59 / atualizado em 04/05/2020 11:27

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou em suas redes sociais, nesta segunda-feira, o novo diretor-geral da Polícia Federal. O nome de Rolandro Alexandre de Souza foi publicado para o cargo no Diário Oficial da União.

Bolsonaro (sem partido) fez a nomeação após ser obrigado a desistir de nomear o delegado federal Alexandre Ramagem, amigo da família, para a direção-geral da Polícia Federal (PF).

Rolando Alexandre de Souza era secretário de Planejamento e Gestão na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e é considerado "braço direito" de Alexandre Ramagem.

Alternativa


A nomeação de Souza é vista como solução alternativa enquanto Bolsonaro tenta reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impediu Ramagem de assumir o comando da Polícia Federal.

Depois da suspensão, Ramagem voltou à direção-geral da Abin.

Com Rolando de Souza no comando da instituição, o presidente também procura manter a influência de Ramagem, que é próximo à família Bolsonaro, na Polícia Federal.

Segundo pessoas próximas ao presidente, o diretor-geral da Abin tem participado diretamente das decisões sobre o futuro do comando da PF, uma atribuição do ministro da Justiça, André Luiz Mendonça.

 

Inquéritos


A nomeação do novo comando da Polícia Federal é vista também como uma forma de o presidete ter maior controle sobre as investigações da corporação envolvendo os filhos de Bolsonaro.

 

A primeira delas envolve as chamadas fake news divulgadas nas redes sociais atingindo autoridades e pólíticos adversários da família Bolsonaro. 

 

Recentemente, a Polícia Federal deixou vazar inquérito que apontava o deputado Eduardo Bolsonaro (SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (RJ) como responsáveis por uma rede que controla a dissiminação de notícias falsas contra opositores.

 

O senador Flávio Bolsonaro (RJ) também está envolvido em investigação sobre esquema de rachadinha - contratação irregular de assesores, na época que era deputado estadual -,  com  a finalidade de embolsar dinheiro público.

 

Após a demissão do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, a Polícia Federal investiga agora a acusação do também ex-juiz de que Bolsonaro  procura  interefrir nas investigações da corporação para proteger os filhos. Moro prestou depoimento nesse sábado (2).   (Com Estadão Conteúdo)

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)