(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maia: 'Prometi que não falaria mal do Weintraub, senão ele não cai'

O presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), participou do encontro promovido pelo Movimento Todos Pela Educação


postado em 09/03/2020 18:04 / atualizado em 09/03/2020 19:02

(foto: Carolina Antunes/PR 8/5/19)
(foto: Carolina Antunes/PR 8/5/19)
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse, nesta segunda-feira (9/03), durante um encontro promovido pelo Movimento Todos Pela Educação, que evitaria criticar o ministro da Educação Abraham Weintraub, porque, se o fizesse, o risco de ele permanecer no cargo seria maior.

"Infelizmente o debate com o governo não é do tamanho que gostaríamos, independentemente de gostarmos ou não do ministro", disse. "Prometi que não falaria mal dele, senão ele não cai de jeito nenhum."

A relação de Weintraub e Rodrigo Maia foi minada algumas vezes. Maia já havia feito outras críticas a ele, a quem classificou como um desastre. 

A possibilidade de uma saída do ministro Weintraub do Ministério da Educação (MEC) já foi dada como certa por alguns aliados do governo Bolsonaro, mas o presidente garantiu a permanência. 

Maia compareceu no evento para falar sobre o papel do parlamento nas pautas relacionadas à educação, sobretudo acerca do Fundeb, mecanismo de financiamento da educação básica que vence este ano.

A renovação do Fundeb está na pauta da Câmara e a previsão é de que o processo de votação na comissão especial comece nesta terça-feira (10/03). É consenso entre parlamentares que o MEC não participou dos debates de forma adequada.

O fundo reúne parcelas de impostos e recebe uma complementação da União para estados e respectivos municípios que não atingem o valor mínimo a ser gasto por aluno definido a cada ano. O complemento federal atual é de 10% —cerca de R$ 15 bilhões no ano.
 
*A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)