
O texto elaborado pelo governador Romeu Zema (Novo), aprovado nesssa terça-feira em pirmeiro turno, previa aumento apenas para os servidores da segurança pública. Porém, a comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) aprovou, na mesma data, uma emenda que estende o reajuste para todos. Se aprovado pelos deputados, caberá ao governador decidir sobre o aumento para todos servidores.
A emenda foi incorporada ao projeto do governador que reajusta o salário dos servidores da área da segurança pública. O reajuste até 2022 será de 41,7% para policiais, bombeiros e outros servidores da segurança.
A articulação dos deputados tem como objetivo devolver para o governador Romeu Zema o desgaste de vetar o reajuste para outras categorias, caso o estado não tenha como bancar o reajuste para todas as categorias. A emenda apresentada contou com assinatura de deputados de cinco partidos, a maioria do bloco de oposição ao governo na Assembleia.
O texto da emenda prevê reajustes escalonados para servidores da educação, saúde, universidades estaduais, administração e outras áreas do governo. Para a área da educação o reajuste é de mais de 30% até 2022. Para a maioria dos outros cargos o percentual do aumento é de 28,82%, a partir de julho.
