(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro recua e manda demitir secretário da Casa Civil recontratado

José Vicente Santini foi renomeado menos de 24 horas depois de ser exonerado. Nas duas ocasiões por ordem do próprio presidente


postado em 30/01/2020 07:37 / atualizado em 30/01/2020 08:25

José Vicente Santini é amigo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, senador Flávio e deputado Eduardo(foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF )
José Vicente Santini é amigo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, senador Flávio e deputado Eduardo (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF )

O presidente Jair Bolsonaro ( sem partido), que tem agenda nesta quinta-feira (30) em Minas Gerais, onde está previsto sobrevoo em cidades mineiras atingidas pela chuvas, usou o twitter na manhã de hoje para tornar sem efeito a recontratação de José Vicente Santini, amigo de seu filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro ( (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ).



Santini foi exonerado pelo presidente do cargo de secretário-executivo da Casa Civil e renomeado como assessor especial de relacionamento externo da pasta, menos de 24h depois. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União dessa quarta-feira (30), mesmo dia em que foi publicada a demissão.

Santini foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (28) após usar um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma viagem à Índia, onde o presidente cumpriu agenda oficial.

Bolsonaro disse, em coletiva à imprensa, na portaria do Palácio da Alvorada, assim que retornou da Índia, que considerou “inadmissível” o uso da aeronave em um voo para três servidores.

“O que ele fez não é ilegal, mas é completamente imoral. Ministros antigos foram de avião comercial, classe econômica. Eu mesmo já viajei no passado, não era presidente, para a Ásia toda de classe econômica”, lembrou Bolsonaro.

Represália


Bolsonaro não explicou o motivo do recuo. Porém, sinalizou, no mesmo tuíte da manhã desta quinta-feira, que a responsabilidade por recontratar Santini foi de Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil.

 

Também via tuíte, Bolsonaro  aponta  uma 'represália' ao ministro Lorenzoni,  que perde o PPI, o plano de concessões e privatizações, para o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.

O PPI já havia sido um prêmio de consolação para Onyx quando ele perdeu a articulação política do governo, que desde junho do ano passado passou para a Secretaria de Governo, comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos.

Até aqui, o poder de Lorenzoni, que assumiu a pasta em janeiro passado, juntamente com a posse do presidente, vem sendo desidratado, deixando de ser um ministro que goza da inteira confiança de Bolsonaro como outrora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)