Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes saem às ruas comemorar a liberdade do ex-presidente Lula

Manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor. Bares ficaram cheios e teve estabelecimento que até ofereceu capirinha de graça


postado em 08/11/2019 19:26 / atualizado em 08/11/2019 22:49

Manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor(foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)
Manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor (foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)
A saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da prisão em Curitiba foi fortemente comemorada por manifestantes na capital mineira. O vermelho tomou conta de toda a cidade: manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor.  Bares ficaram cheios e teve estabelecimento que até ofereceu capirinha de graça para quem vestisse as cores do Partido dos Trabalhadores.

 

Centenas de pessoas se reúniram no início da noite nesta sexta-feira (8) na Praça Sete, para comemorar a liberdade do ex-presidente Lula. Manifestantes usam vermelho e se concentram no quarteirão fechado na Rua Rio de Janeiro. Raisa Campos Pinheiro, de 30 anos, é artista e foi  para a rua para comemorar. Com blusa vermelha e o arco "Lula livre" na cabeça, ela não esconde o sorrisão no rosto.  "Eu estou muito feliz. Hoje é dia de comemorar, amanhã a luta continua por um estado democrático de direitos", disse.

Lula foi homenageado pelos movimentos sociais e militantes com o canto de um coral, que além de Olê, olê, olá, Lula, Lula, cantou a música Anunciação, de Alceu Valença, que diz “tu vens, eu já escuto os teus sinais”.   O grupo também gritou palavras contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Mãe leva filhos para comemoração de liberdade do Lula no Bairro Santa Efigênia (foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)
Mãe leva filhos para comemoração de liberdade do Lula no Bairro Santa Efigênia (foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)
O estudante Yan Andrade Farias Dias, de 20, criticou o governo atual do Jair Bolsonaro e se sentiu esperançoso com a saída do Lula. "Desde que o STF criou a condição de soltura, nos já nos mobilizamos. Ficamos na expectativa para a saída e vibramos muito! A liberdade não é só do Lula é também do Rafael Braga –  catador de recicláveis brasileiro condenado em circunstância relacionada aos protestos no Brasil em 2013 – e muitos outros que estão sendo suprimidos pela Justiça sem condenação. STF cumpriu com a constituição", disse.
Antônio de Lima, de 63 anos, abriu uma cerveja em homenagem ao Lula para comemorar. A bebida, que recebe o mesmo nome do ex-presidente, foi guardada para a ocasião. "Estamos em festa, é uma alegria muito grande. Mas, o mais importante é que estamos recomeçando a construir um estado de direito do país. O Lula é  apenas uma das vítimas deste governo maluco, escandaloso que vem acontecendo", disse. Agora, a expectativa é para a anulação dos processos.

Além da Praça Sete, manifestantes se reúniram em bar na Avenida Brasil, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste. Estava marcado a apresentação do bloco Lula Livre que se juntou espontaneamente para fazer um som em homenagem ao ex-presidente.

Mariana Guilherme, de 39 anos, levou os três filhos para a grande festa: uma de 18, o outro de 6 e o casula de 2. “É importante que eles se envolvam com a política e com as questões sociais desde criança.  É importante de se envolvam nessa situação atual. E eu fiquei muito emocionada, eufórica com a saída do Lula”, contou.  A filha, de 18, Iolanda Guilherme concorda e acrescenta: “Lula sair da prisão na sexta-feira foi um presente. Temos muito que comemorar.”
Bar na Avenida Brasil lotou na noite desta sexta-feira(foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)
Bar na Avenida Brasil lotou na noite desta sexta-feira (foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)


Também estava programada para esta noite uma festa cubana na Casa dos Jornalistas, no Centro de Belo Horizonte. Já o bar Usal, na Região Leste de BH, ofereceu, via redes sociais, caipirinha de graça para comemorar a soltura.


Publicidade