(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes saem às ruas comemorar a liberdade do ex-presidente Lula

Manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor. Bares ficaram cheios e teve estabelecimento que até ofereceu capirinha de graça


08/11/2019 19:26 - atualizado 08/11/2019 22:49

Manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor
Manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor (foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)
A saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da prisão em Curitiba foi fortemente comemorada por manifestantes na capital mineira. O vermelho tomou conta de toda a cidade: manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor.  Bares ficaram cheios e teve estabelecimento que até ofereceu capirinha de graça para quem vestisse as cores do Partido dos Trabalhadores.

 

Centenas de pessoas se reúniram no início da noite nesta sexta-feira (8) na Praça Sete, para comemorar a liberdade do ex-presidente Lula. Manifestantes usam vermelho e se concentram no quarteirão fechado na Rua Rio de Janeiro. Raisa Campos Pinheiro, de 30 anos, é artista e foi  para a rua para comemorar. Com blusa vermelha e o arco "Lula livre" na cabeça, ela não esconde o sorrisão no rosto.  "Eu estou muito feliz. Hoje é dia de comemorar, amanhã a luta continua por um estado democrático de direitos", disse.

Lula foi homenageado pelos movimentos sociais e militantes com o canto de um coral, que além de Olê, olê, olá, Lula, Lula, cantou a música Anunciação, de Alceu Valença, que diz “tu vens, eu já escuto os teus sinais”.   O grupo também gritou palavras contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Mãe leva filhos para comemoração de liberdade do Lula no Bairro Santa Efigênia
Mãe leva filhos para comemoração de liberdade do Lula no Bairro Santa Efigênia (foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)
O estudante Yan Andrade Farias Dias, de 20, criticou o governo atual do Jair Bolsonaro e se sentiu esperançoso com a saída do Lula. "Desde que o STF criou a condição de soltura, nos já nos mobilizamos. Ficamos na expectativa para a saída e vibramos muito! A liberdade não é só do Lula é também do Rafael Braga –  catador de recicláveis brasileiro condenado em circunstância relacionada aos protestos no Brasil em 2013 – e muitos outros que estão sendo suprimidos pela Justiça sem condenação. STF cumpriu com a constituição", disse.
Antônio de Lima, de 63 anos, abriu uma cerveja em homenagem ao Lula para comemorar. A bebida, que recebe o mesmo nome do ex-presidente, foi guardada para a ocasião. "Estamos em festa, é uma alegria muito grande. Mas, o mais importante é que estamos recomeçando a construir um estado de direito do país. O Lula é  apenas uma das vítimas deste governo maluco, escandaloso que vem acontecendo", disse. Agora, a expectativa é para a anulação dos processos.

Além da Praça Sete, manifestantes se reúniram em bar na Avenida Brasil, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste. Estava marcado a apresentação do bloco Lula Livre que se juntou espontaneamente para fazer um som em homenagem ao ex-presidente.

Mariana Guilherme, de 39 anos, levou os três filhos para a grande festa: uma de 18, o outro de 6 e o casula de 2. “É importante que eles se envolvam com a política e com as questões sociais desde criança.  É importante de se envolvam nessa situação atual. E eu fiquei muito emocionada, eufórica com a saída do Lula”, contou.  A filha, de 18, Iolanda Guilherme concorda e acrescenta: “Lula sair da prisão na sexta-feira foi um presente. Temos muito que comemorar.”
Bar na Avenida Brasil lotou na noite desta sexta-feira
Bar na Avenida Brasil lotou na noite desta sexta-feira (foto: Marcos Vieira/EM/DA.Press)


Também estava programada para esta noite uma festa cubana na Casa dos Jornalistas, no Centro de Belo Horizonte. Já o bar Usal, na Região Leste de BH, ofereceu, via redes sociais, caipirinha de graça para comemorar a soltura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)