(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ALMG barra tentativa de Zema de manter ICMS elevado com ajuda de deputado do Novo

Parecer de Bartô pela rejeição do projeto de lei diz que a alta de impostos leva a uma baixa eficiência econômica


postado em 03/10/2019 08:36 / atualizado em 03/10/2019 09:23

O relator do projeto de Zema foi o deputado Bartô, do Novo(foto: Guilherme Bergamini )
O relator do projeto de Zema foi o deputado Bartô, do Novo (foto: Guilherme Bergamini )

Com a ajuda de um dos três deputados do partido que elegeu o governador Romeu Zema, o Novo, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa (ALMG) barrou, nesta quarta-feira, a tentativa do Executivo que pretende ampliar a vigência do aumento de ICMS para alguns produtos e serviços até 2025.

O projeto de lei enviado por Zema ao Legislativo mantinha a alíquota em 27%, conforme valor definido em 2015. Na ocasião, foi aprovada a elevação do tributo, que era de 25%, em dois pontos percentuais, para vigorar de 2016 a 2019. A medida vale para produtos como os relacionados a comunicação e internet, por exemplo.

O parecer para rejeitar o projeto foi do deputado Bartô, o parlamentar do Novo que vem dando mais trabalho ao Palácio Tiradentes no Legislativo. No relatório, ele registrou que a proposta de manter a alíquota elevada vem em um “momento ainda delicado da economia mineira” e frustra a expectativa por um prazo de seis anos.

“Estudos demonstram que há perda de eficiência econômica associada a uma alta carga tributária. Nesse caso, aumentar o ICMS, conforme pretendido pela proposição, implicará redução no bem-estar da sociedade, ou seja, uma quantidade de trocas que antes era realizada na economia, deixará de ser feita. E quanto maior esse efeito de redução de trocas, maior será o impacto negativo do imposto sobre o crescimento econômico, notadamente de longo prazo”, registrou Bartô.

Bartô argumentou que o aumento da carga tributária não implica necessariamente no incremento da receita do estado.

Ainda segundo Bartô, os recursos provavelmente integrariam o caixa único do governo e não o fundo de pobreza, como indicado no projeto. “Considerando que a prorrogação do aumento da alíquota do ICMS quanto à prestação de serviço de comunicação, bem como no que se refere às operações com determinadas mercadorias, pode se colocar como um obstáculo ao crescimento da economia mineira, com a probabilidade de gerar consequências graves em relação aos contribuintes mineiros, manifestamo-nos contrariamente à proposição.”

Também foram contra a proposta os deputados  Elismar Prado (Pros), Douglas Melo (MDB), Zé Guilherme (PRP) e Bruno Engler (PSL). O projeto havia sido aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública e ainda cabe recurso da rejeição no mérito.

Ao enviar o texto à Assembleia, o governador Romeu Zema justificou que o projeto pretende "alinhar a tributação do setor de comunicação com a que tem sido praticada
em outros Estados".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)