(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Campanha de Bolsonaro pede 'ajuda' de eleitores para fiscalizar urnas

A iniciativa é chamada pelo presidente do partido, Gustavo Bebianno, de "fiscais do Jair"


postado em 05/10/2018 18:30 / atualizado em 05/10/2018 22:23

Presidente do PSL, Gustavo Bebbiano (à direita) posa para foto ao lado de Jair Bolsonaro(foto: Reprodução/Instagram)
Presidente do PSL, Gustavo Bebbiano (à direita) posa para foto ao lado de Jair Bolsonaro (foto: Reprodução/Instagram)

A campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) está convocando eleitores do candidato a fiscalizarem as urnas de votação. Em vídeo gravado pelo presidente do partido, Gustavo Bebianno, e divulgado no site do PSL, ele pede que "meia hora antes do encerramento do horário da sessão", os eleitores compareçam a sua zona eleitoral e peçam acesso ao boletim de urna.

"É muito importante para nós fazer a totalização paralela dos votos para que, no futuro, caso necessário, possamos tomar as medidas judiciais cabíveis perante ao TSE", afirma.

A iniciativa é chamada por ele de "fiscais do Jair", que podem ser voluntários ou oficiais. "Mais informações sobre como proceder vocês podem ver no site", afirma.

Bebianno justifica que o sistema eleitoral brasileiro "não nos confere o nível de segurança e de certeza". "Dia 7 é o dia de nós cumprimos a nossa obrigação para com o Brasil. No entanto, isso não basta. Todos nós sabemos que as urnas eletrônicas, que o nosso sistema eleitoral, não nos confere o nível de segurança e de certeza que nós gostaríamos de ter, o que pode comprometer a democracia brasileira", diz.

O site explica que, por meio de um aplicativo, o "fiscal do Jair" pode escanear o boletim de urna. "O aplicativo lê o QR Code dos Boletins de Urna (BU) impressos nas Seções Eleitorais após o encerramento da votação oficial às 17 horas. Os BUs lidos são transmitidos e gravados em um servidor para uma totalização paralela. Atenção: O app Totalização Paralela é uma iniciativa independente. O PSL não se responsabiliza pelos dados coletados, sua divulgação ou armazenamento. Apoiamos esta iniciativa por acreditar que ela pode colaborar para a fiscalização das eleições, o que é benéfico para a sociedade e a democracia", explica o site.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)