(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atraso no repasse de ICMS para prefeituras de Minas vai parar na Justiça

Deputados de oposição ao governo Fernando Pimentel (PT) ajuizaram ação popular em para garantir a transferência integral do imposto aos municípios


postado em 25/10/2017 14:37 / atualizado em 25/10/2017 14:45

Deputados da oposição recorreram à Justiça, em Belo Horizonte, para garantir o repasse semanal de ICMS para as prefeituras.


No último dia 17, a Associação Mineira de Municípios (AMM) denunciou que o estado depositou apenas 63% do valor que devia às 853 cidades mineiras.

Segundo a entidade, a transferência, que é feita semanalmente, vem gerando reclamações de atrasos e já fez o Executivo estadual pagar multas.

A ação popular ajuizada pela oposição ao Executivo vai tramitar na 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca. Há um pedido de liminar para garantir o repasse integral semanalmente.

São apresentados como réus o governador Fernando Pimentel (PT) e o secretário da Fazenda, José Afonso Bicalho.

“Ao reter o dinheiro, por um dia ou por vários dias, totalmente ou parte dele, o governo Pimentel está se apropriando de um recurso que não lhe pertence. Deve estar fazendo caixa com o dinheiro dos 853 municípios.

A ausência de transferência significa menos saúde e menos educação para todos os mineiros”, afirmou o deputado Gustavo Valadares, líder da Minoria, em nota divulgada à imprensa.

Na ação, os autores pedem ainda que o Estado informe, em 48 horas, os valores em aberto, com a indicação das datas em que deveriam ter sido repassados e os juros pagos a partir de 1º de janeiro de 2015.

O ICMS é a principal fonte de receita do estado, e do total arrecadado, 25% deve ser repassado aos municípios. A legislação determina que o valor seja transferido no segundo dia útil de cada semana.

Segundo levantamento feito pelos parlamentares, 20% das transferências já realizadas este ano foram feitas fora do prazo legal. Houve atrasos em março, maio, junho, agosto, setembro e outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)