(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

STF arquiva menção a Aécio Neves na Lava-Jato

O ministro Teori Zavascki considerou que não havia elementos suficientes contra o tucano


postado em 19/02/2016 14:07 / atualizado em 19/02/2016 17:34

(foto: Lula Marques/ agência PT)
(foto: Lula Marques/ agência PT)

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato, arquivou trecho de delação premiada que mencionava o senador Aécio Neves (PSDB-MG) como suposto destinatário de repasses no âmbito do esquema de corrupção na Petrobras. Zavascki acolheu solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo arquivamento da petição. Zavascki afirmou ter "ausência de elementos" e que é "irrecusável" o arquivamento.

Em delação premiada, um dos responsáveis por repasses de valores a mando do doleiro Alberto Youssef, Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará, disse ter entregue R$ 300 mil a um diretor da UTC no Rio de Janeiro que teriam como destino final o senador tucano.

Na manifestação ao Supremo a PGR destaca que o primeiro depoimento de Ceará, no qual ele cita o nome de Aécio, foi colhido em julho de 2015, mas que novos depoimentos posteriores desmentiram a versão. Em setembro, o doleiro Alberto Youssef prestou depoimento no qual negou ter falado sobre entrega de valores a Aécio.

Em nota, o senador Aécio Neves destacou que a decisão "desmascara mais uma torpe tentativa de envolver nomes da oposição no mar de lama que envolve o PT e o governo e que a Lava Jato tem mostrado ao País". O parlamentar defende ainda uma investigação para apurar "o que está por trás" de "falsas e criminosas" citações de nomes da oposição "sem indícios mínimos".

Em vídeo postado em sua página, Aécio disse que o objetivo é tumultuar as investigações de corrupção na Petrobras. “Essa não é a primeira e certamente n será a última tentativa. Já fizeram isso com senador (Antonio) Anastasia, com o senador Randolfe (Rodrigues) , vítimas também de falsas acusações que tiveram mesmo destino, o arquivo”.  Aécio conclui o vídeo dizendo que poucos brasileiros foram tão investigados como ele durante as eleições do ano passado e que nada que desonrasse sua trajetória foi encontrado.

 Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)