(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Disputa pela Prefeitura de BH entra na pauta de Aécio e Lacerda


postado em 16/02/2016 06:00 / atualizado em 16/02/2016 08:02

Em uma tentativa de alavancar uma candidatura tucana a prefeito de Belo Horizonte nas eleições de outubro, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, dedicou parte do dia dessa segunda-feira (15) a reuniões políticas. Pela manhã, o mineiro teve um encontro com os deputados estaduais e federais que têm base na capital mineira – de onde seguiu para um almoço com o presidente estadual do PSB e prefeito, Marcio Lacerda. O sonho dos tucanos é emplacar um nome na cabeça de chapa com o apoio dos socialistas, que ficariam com a candidatura a vice-prefeito.

Nas últimas duas eleições, o PSDB não apresentou candidatos. Na disputa de 2008 e 2012, os tucanos apoiaram a candidatura de Marcio Lacerda, eleito nas duas ocasiões. Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico na gestão de Aécio Neves, Lacerda teve o seu nome alavancado justamente pelo tucano. Agora, os integrantes do PSDB esperam ter o mesmo tratamento do PSB.

“Há um consenso no partido de que tenhamos um candidato próprio (para a Prefeitura de Belo Horizonte), e de preferência com o apoio do Marcio”, afirmou nessa segunda-feira (15) o líder da minoria na Assembleia Legislativa, Gustavo Valadares (PSDB). Dentro do PSB, um nome cotado para compor a chapa é o do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão. Em setembro do ano passado, ele deixou o PP para se filiar ao PSB.

A defesa da candidatura própria passa ainda pela eleição de vereadores. Atualmente, o partido tem quatro parlamentares, resultado que é creditado à ausência de um candidato a prefeito. Isso porque ter um nome para cargo majoritário, fortalece o voto de legenda na disputa proporcional, o que aumenta a chance de eleger cadeiras do Legislativo.

O deputado João Leite (PSDB) ponderou que o encontro com Aécio foi um momento em que os tucanos puderam repassar ao presidente da legenda as “impressões” sobre a política em Belo Horizonte. Mas ele ressaltou que qualquer definição vai depender dos entendimentos com o PSB. Nos próximos dias, Aécio Neves terá uma rodada de conversas com outros partidos que possam se tornar aliados em outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)