(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assembleia aprova, em primeiro turno, criação da Bolsa-Ocupação em Minas Gerais

O texto, de autoria do Executivo estadual, permite o uso do fundo habitacional do estado para pagar auxílio a quem deixar ocupações irregulares


postado em 28/10/2015 19:24 / atualizado em 28/10/2015 19:34

Deputados aprovaram a proposta por 46 votos a um(foto: Guilherme Bergamini/ALMG)
Deputados aprovaram a proposta por 46 votos a um (foto: Guilherme Bergamini/ALMG)

Com 46 votos favoráveis e apenas um contrário, os deputados estaduais aprovaram na tarde desta quarta-feira, em primeiro turno, o projeto de lei que permite o pagamento de auxílio a moradores de ocupações irregulares que forem removidos dos terrenos. De autoria do governador Fernando Pimentel, o texto altera o Fundo Estadual de Habitação para incluir o subsídio temporário para auxílio habitacional. “São importantes instrumentos para viabilizar a atuação do governo em questões de conflitos fundiários urbanos e rurais, na medida em que possibilitarão ao Estado minimizar os impactos causados pelas ações de reintegração de posse a curto prazo”, justifica Pimentel.

Com a medida, o governador espera resolver imbróglios como o das ocupações do Isidoro – que reúne cerca de 8 mil famílias do Rosa Leão, Esperança e Vitória –, que brigam na Justiça pela permanência dos sem-casa na Granja Werneck, Região Norte de Belo Horizonte. Com os recursos do Fundo de Habitação, será possível custear a mudança e o aluguel das famílias em outro local até uma solução definitiva para seu reassentamento.

O substitutivo aprovado remete a regulamento a definição do prazo durante o qual será concedido o benefício. A oposição criticou a proposta de Pimentel, alegando que seria uma espécie de “bolsa-invasão”. Segundo o líder do bloco governista, Gustavo Corrêa (DEM), o projeto deveria permitir o uso do auxílio somente uma vez, para evitar que ela volte a ocupar outras terras. Já João Leite (PSDB) afirmou que o projeto visa atender somente aos moradores da ocupação Isidoro, deixando outros de fora.

A deputada Marília Campos afirmou que a concessão de auxílio-moradia já existe em grandes centros, inclusive em Belo Horizonte. “É a primeira vez que o governo se compromete a negociar, pelo diálogo, a desocupação de áreas de conflito”, afirmou, acrescentando que o recurso será dado temporariamente, até que as famílias consigam moradias definitivas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)