(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula e Pimentel se despendem de Dutra em meio a protestos

Ex-presidente do partido, José Eduardo Dutra, morto em decorrência de um câncer de pele, foi cremado ontem à tarde, em Belo Horizonte


postado em 06/10/2015 06:00 / atualizado em 06/10/2015 08:07

Lula se despediu do amigo e companheiro de partido e deixou o local sem falar com a imprensa(foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Lula se despediu do amigo e companheiro de partido e deixou o local sem falar com a imprensa (foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
A cúpula do PT, parentes e amigos se despediram do ex-presidente do partido, José Eduardo Dutra, morto em decorrência de um câncer de pele e cremado ontem à tarde, em Belo Horizonte. Nas últimas homenagens prestadas, ele foi exaltado por sua atuação na legenda e apontado como o responsável pela revitalização da Petrobras, que presidiu por dois períodos. Pela manhã, durante o velório, a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outras lideranças petistas levou manifestantes contrários ao PT à porta da Funeral House, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul da capital.

Amigo de Zé Dutra, como o petista e botafoguense era conhecido, Lula ficou por cerca de uma hora no local e participou do momento de homenagem a ele. O ex-presidente chegou pelo estacionamento e não quis dar entrevista. Em sua fala dentro do velório, disse que teve uma relação quase de irmão com Dutra e falou da convivência desde a fundação do PT, passando pela eleição como senador e a luta pelos trabalhadores e pela democracia. “Tive o prazer de ter indicado Dutra como o primeiro presidente da Petrobras. Foi uma das pessoas que recuperaram a Petrobras. Ele deu à empresa uma dimensão extraordinária”, afirmou.

Também estiveram presentes o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o também ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, que não falaram com a imprensa. O secretário nacional de finanças do PT, Márcio Macedo, foi o porta-voz do partido. “Hoje o PT se despede de um dos quadros mais qualificados do partido. É uma forma de militante que não se fabrica mais. Que consegue juntar habilidade política, ação parlamentar, disciplina partidária, compromisso ideológico e bom gestor. Fará uma falta imensa”, afirmou.

Dutra morreu em decorrência de um câncer de pele contra o qual lutava há cinco anos. Natural do Rio de Janeiro, ele se tratava na capital mineira para ficar com a família, que mora em BH. Geólogo de formação, o político deixou dois filhos. Ele estava afastado de cargos políticos desde fevereiro deste ano, quando se licenciou da diretoria corporativa e de serviços da Petrobras para tratamento de saúde. Nascido no Rio de Janeiro, Dutra passou a infância em Caputira e a adolescência em Caratinga, ambas na Zona da Mata mineira.

Manifestantes anti-PT levaram cartazes para a porta do velório(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Manifestantes anti-PT levaram cartazes para a porta do velório (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Panfletos Parlamentares e integrantes da legenda em Minas compareceram em peso à despedida a Dutra. Além de destacar a trajetória do petista, eles lamentaram os atos de intolerância vistos do lado de fora do velório. O motorista de uma Saveiro preta jogava panfletos de conteúdo pejorativo contra a presidente Dilma Rousseff. Em outro papel escreveu os dizeres “petista bom é petista morto”. Depois, quatro pessoas do grupo nacionalista Patriotas chegaram segurando uma bandeira do Brasil manchada de vermelho e cartazes com frases como “Lula pai de ricos” e “Lula sua hora está chegando também”. Enquanto se encaminhavam para a porta do funeral, uma mulher do grupo disse: “Podia cair uma bomba aí dentro”. No mesmo momento, uma senhora passava chorando e pedindo respeito aos familiares de Dutra.

Questionado sobre o fato de protestar em frente a um velório, o aposentado Cipriano de Oliveira, de 60 anos, respondeu: “Impróprio é o presidente corrupto estar aqui. Não aprovo a presença dele em Minas. Uma pessoa corrupta que implantou o mensalão e o petrolão”.

O líder de governo do PT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Durval Ângelo, comparou o protesto a atos de natureza fascista e nazista, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. “É o Brasil da intolerância, do ódio, que não respeita a dor da família”, disse.  “Fazer isso perante a morte demonstra (falta) de caráter dessas pessoas”, reforçou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. O bloco do PT no Legislativo denunciou os atos ao  Ministério Público, que acatou a representação Segundo o promotor Eduardo Nepomuceno, essas  manifestações que atentam contra a democracia, perturbam cerimônias funerárias, ofendem e ameaçam pessoas são passíveis de serem enquadradas como crime.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)