(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FHC diz que recusou Cunha na Petrobras


postado em 06/10/2015 06:00 / atualizado em 06/10/2015 08:07

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escreveu em um diário sobre seu período na Presidência (1995-2002) que, em 1996, rejeitou nomear o atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para a Diretoria Comercial da Petrobras. O caso é narrado no primeiro volume do Diários da Presidência, livro que será lançado no final do mês com as memórias de FHC durante seus oito anos no governo e que teve trechos antecipados ontem pela revista Piauí. Segundo o relato, deputados do Rio de Janeiro visitaram Fernando Henrique em 22 de março de 1996 para pedir a nomeação de Cunha para a diretoria da estatal. O ex-presidente negou e disse que havia “problemas” com esse nome. Ele escreveu que Cunha, quando presidiu a Telerj, havia feito “trapalhadas”.


Cunha se manifestou sobre o assunto por meio de sua conta no Twitter. “Se isso aconteceu, foi pedido sem meu conhecimento. A única coisa de que me recordo do tempo dele de presidente foi o movimento de deputados para que eu retornasse`à Telerj, empresa a qual presidi”, afirmou. “Mesmo assim, movimento que não contava com a minha concordância, já que não queria voltar para trabalhar em governo.”

FHC gravava, diariamente, suas experiências no Planalto. Outros três volumes dos diários estão previstos para serem publicados até 2017. Outra queixa do ex-presidente registrada no livro é sobre a troca de cargos por apoio político no Congresso. “Enfim, começo a sentir o travo amargo do poder, no seu aspecto mais podre de toma lá dá cá (…).”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)