(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Insatisfeitos, militantes ocupam sede estadual do PSB mineiro

A queixa é relacionada a ingerência do comando nacional da legenda em Minas


postado em 22/11/2013 17:16 / atualizado em 22/11/2013 17:30

 Milistantes do PSB ocupam a sede estadual do partido no Bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Milistantes do PSB ocupam a sede estadual do partido no Bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)

Cerca de 30 militantes do PSB ocuparam na tarde desta sexta-feira a sede estadual do partido, no Bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A expectativa é que este número aumente ainda hoje e durante o fim de semana, já que são esperadas caravanas vindas do interior do Estado. Os filiados do partido reclamam da ingerência do comando nacional da legenda na escolha dos nomes para a direção estadual. Segundo um dos líderes do movimento, Rosivaldo Freire – conhecido como alemão -, a insatisfação é relacionada à falta de identidade da cúpula mineira com a base. “A direção nacional sempre mudou o comando estadual e nunca conversou com a base. A militância não concorda com isso e decidimos ocupar a sede do partido”, reclamou.

Ainda segundo Rosivaldo, a ocupação do prédio do PSB é fruto de uma insatisfação que corre entre os militantes da Região Metropolitana da capital e do interior do estado. “A decisão de hoje é fruto de uma conversa que vem acontecendo há algum tempo”, disse, ressaltando que, diferentemente de outros dirigentes, o atual presidente estadual, deputado Júlio Delgado, tem uma boa relação com a base. Conforme o líder do movimento, estão sendo esperadas caravanas vindas do Triângulo mineiro e de Conselheiro Lafaiete, além de outros locais. “O número de pessoas deve passar de 50. Trouxemos cestas básicas e colchões. Estamos equipados para ficar quantos dias forem necessários até sermos ouvidos”, contou.

Já Delgado se mostrou surpreso sobre o movimento de insatisfação na legenda. Segundo ele, a postura de contestação de Rosivaldo sobre algumas medidas já eram conhecidas, mas eram consideradas pontuais. “A gente respeita as manifestações do partido, o Alemão [Rosivaldo] é uma figura antiga na legenda e temos boa relação com ele. Só que para quem quer construir um novo processo no PSB esse não é um bom momento para esse tipo de atitude”, afirmou o presidente estadual, que está em Juiz de Fora, na Zona da Mata, cumprindo agenda partidária.

Delgado, que disse desconhecer detalhes da pauta de reivindicações, afirmou que destacou integrantes da direção estadual para conversar com os manifestantes. Segundo o socialista, caso não seja solucionado o impasse, ele mesmo deve conversar pessoalmente com os insatisfeitos no fim de semana ou na segunda-feira, quando terá compromisso na sede do partido, na capital.

O PSB é presidido nacionalmente pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, possível candidato à Presidência em 2014. Recentemente, a legenda rompeu com a presidente Dilma Rpusseff (PT) e deixou o governo federal. Em Minas, a expectativa de Campos é ter um candidato ao governo do Estado. A principal aposta é o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), mas que, até o momento, não confirmou se atenderá o pedido do presidente nacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)