(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretariado do novo mandato de Lacerda está indefinido

Lacerda evita dar pistas sobre equipe do novo governo e deixa aliados ansiosos


postado em 20/12/2012 06:00 / atualizado em 20/12/2012 08:05

Faltando poucos dias para o início do segundo mandato do prefeito Marcio Lacerda (PSB) ainda não há nenhuma definição sobre o novo secretariado. A escolha dos nomes está prevista para acontecer somente a partir da segunda quinzena de janeiro. A demora, no entanto, está deixando os partidos aliados ansiosos. E irritados. O prefeito precisa de tempo para acomodar em seu governo as 19 legendas, incluindo seu partido, que fizeram parte da coligação que garantiu a ele um segundo mandato, tarefa nada fácil.

Lacerda já recebeu a relação de indicados por todos os partidos que o apoiaram, mas não deu nenhuma resposta. A única certeza até agora é a permanência dos seus principais secretários, todos egressos das empresas que já pertenceram ao prefeito reeleito, entre eles Josué Valadão (Governo), Marcello Abi-Saber (Relações Institucionais) e Píer Giorgio Senesi Filho (Serviços Urbanos). Pode até haver algum remanejamento nessas pastas, mas os três com certeza terão postos estratégicos no segundo mandato que começa oficialmente no dia 1º. Outra definição em relação à escolha da nova equipe é o fim da prova e do teste psicológico usados no primeiro mandato para escolher os indicados e que gerou muitas críticas por parte dos aliados.

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Preto (DEM) chegou a mandar um recado para o prefeito. Ele disse na tribuna que seu partido – que foi da base governista nessa legislatura e apoiou sua reeleição – vai decidir se vai ficar na situação ou vai para a oposição no próximo governo de Lacerda. “Foi prometida para o DEM (nas eleições passadas) a Secretaria de Esportes, mas ficamos sem qualquer cargo”, cutucou. Os pedidos de nomeação estão sendo entregues ao secretário de Relações Institucionais, mas até agora nenhum nome foi discutido com os presidentes dos partidos.

A composição do secretariado deve levar em conta não apenas os apoios durante as eleições, mas também a postura dos partidos na eleição do próximo presidente da Câmara. Lacerda quer emplacar o nome do vereador Bruno Miranda (PDT), mas outros candidatos estão no páreo, entre eles o tucano Pablito (PSDB), cuja candidatura conta com o aval do senador Aécio Neves (PSDB). O presidente do PSB municipal, João Marcos Lobo, disse que não há nenhuma pressão, pois o prefeito já tinha anunciado a intenção de deixar para meados de janeiro as definições.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)