(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conselho de Ética vai sortear relator do processo contra Bolsonaro nesta quarta


postado em 01/06/2011 10:15 / atualizado em 01/06/2011 10:20

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar fará na tarde desta quarta-feira o sorteio do relator da representação do Psol contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), com base em lista tríplice. A representação foi motivada por um atrito entre Bolsonaro e a senadora Marinor Brito (Psol-PA), no dia 12 de abril, durante reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado, na qual estava pautado o projeto de lei que criminaliza a homofobia (PL 122/06). Na ocasião, Bolsonaro divulgava panfleto contra o kit anti-homofobia elaborado pelo Ministério da Educação e teria ofendido a senadora.

Durante a reunião, o presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), vai apresentar aos deputados as novas normas do colegiado, aprovadas na semana passada pelo Plenário. Uma das mudanças mais importantes autoriza o colegiado a determinar uma pena mais grave ou mais leve do que a originalmente indicada na representação contra um deputado, com base nos fatos apurados no processo. Ou seja, mesmo que não tenha sido pedida a cassação, o conselho poderá determinar essa punição. O colegiado também poderá concluir pela procedência total ou parcial, ou pela improcedência, de processo movido contra um parlamentar.

José Carlos Araújo explicou que não há possibilidade de aplicar as novas normas ao caso Jaqueline Roriz, pois o relator, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), já elaborou seu parecer.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)