(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEI DA TRANSPARÊNCIA

Cidades correm para abrir as contas públicas na internet

Um terço das prefeituras ainda não lançou dados na internet. Prazo vence hoje, e atraso pode barrar recebimento de verbas


postado em 27/05/2011 06:00 / atualizado em 27/05/2011 06:07

Para não ficarem impedidos de receber recursos federais, responder por improbidade administrativas ou até perder as funções políticas, prefeitos de cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes correm contra o tempo para colocar na internet os portais de transparência das prefeituras, apresentando as informações sobre a execução orçamentária e financeira dos municípios. O prazo final, determinado pela Lei Complementar 131/2009, termina hoje e, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pelo menos 79 prefeituras não conseguirão cumprir a lei. O número representa 24,3% do total de cidades que se enquadram naquela faixa populacional. Somadas às que não informaram se cumprirão o prazo, mas ainda não tinham o site até essa quinta-feira, o número chega a 104 cidades, ou 32% do total. Em Minas, nove municípios (24,6%) confirmaram que não vão cumprir o prazo de acerto de contas e três (9,6%) não responderam.

As cidades que não cumprirem com a obrigação prevista na Lei da Transparência podem deixar de receber recursos de transferências voluntárias, e os prefeitos correm o risco de ser enquadrados na Lei de Improbidade Administrativa, com a perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por um período de três a cinco anos. A prefeitura também fica impedida de receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de até três anos. Apesar de considerar o número de inadinplentes alto, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, aponta a melhoria nas estatística e na busca pela transparência das administrações municipais.

Pena pesada

“Vejo uma mudança positiva por parte dos prefeitos para conseguir apresentar suas realidades financeiras. Além de facilitar o acesso dos eleitores às contas públicas, os prefeitos sabem que podem ser punidos caso não cumpram essas medidas.”, comentou. Entretanto, ele considera que as penas para os inadimplentes são muito severas. “São punições excessivas, que não levam em conta a dificuldade de muitos municípios para superar deficiências. Temos regiões em Minas com internet de péssima qualidade ou até sem internet, mas essas dificuldades não são discutidas”, reclamou Ziulkoski. Ele criticou a falta de apoio da União para que os sites fossem criados.

Em Campo Belo, município da Região Centro-Oeste do estado, a expectativa é de que o site da transparência municipal seja colocado no ar hoje. Segundo o secretário Municipal de Contabilidade, Antônio Benedito da Silva, mesmo que no último minuto, as contas deverão ser apresentadas. Contratamos a empresa para realizar esse serviço no ano passado e amanhã (hoje) a população poderá conferir detalhadamente as contas da cidade”, prometeu. O prefeito de Pará de Minas, José Porfírio (PR), também garantiu que vai cumprir a legislação. “Nossa prestação de contas está disponível para qualquer cidadão na porta da prefeitura, com todas as informações sobre os gastos e rendas que tivemos durante a gestão. Mas já entrei em contato com a empresa responsável e vamos colocar no site rapidamente”, afirmou. Os municípios com até 50 mil habitantes terão até maio de 2013 para se adequar à Lei da Transparência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)