(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRASÍLIA

Processo envolvendo Michelle Bolsonaro é arquivado pelo MPF

A denúncia foi feita em uma reportagem pela revista 'Crusoé' no ano passado


25/01/2022 22:46 - atualizado 25/01/2022 22:46

Procuradoria da República arquivou processo que investigava a primeira-dama do Brasil
Procuradoria da República arquivou processo que investigava a primeira-dama do Brasil (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil))
A Procuradoria da República do Distrito Federal arquivou, nesta terça-feira (25/1), o processo que investigava se a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, usou sua influência para conseguir empréstimos da Caixa de forma facilitada para amigos. O banco se manifestou por ofício negando que tenha existido favorecimento de pessoas próximas à família do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

A denúncia foi feita pela revista "Crusoé" no ano passado. De acordo com a matéria, Michelle Bolsonaro supostamente tratou do tema pessoalmente com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o que configura abuso de influência. O fato teria ocorrido durante a pandemia.

 

A revista divulgou um e-mail apontando uma assessora da primeira-dama avisando sobre o envio de "documentos dos microempresários de Brasília que têm buscado créditos a juros baixos". A mensagem também fez referência a uma conversa telefônica entre a primeira-dama e o presidente da Caixa.

 

Ainda conforme a "Crusoé", a Caixa abriu uma apuração interna depois que o sistema de controle detectou um "fato estranho". A auditoria identificou a sigla PEP (acrônimo para 'pessoa exposta politicamente") e chegou a uma lista de indicações feitas pela primeira-dama, que incluía pessoas próximas a ela como a dona de uma rede de confeitarias de Brasília.

 

Os nomes aprovados foram colocados no Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e não há indícios de que os valores liberados extrapolassem os limites previstos pela lei.

 

Com informações do UOL 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)