UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

COVID-19: No Brasil, a cada dois testes, um tem resultado positivo

Infectologista alerta que é preciso conter com urgência a transmissão da doença


18/01/2022 18:28 - atualizado 18/01/2022 18:53

Funcionária faz a manipulação dos reagentes do kit de testes de COVID
Taxas de positividade e de transmissão apresentam crescimento no Brasil, segundo levantamento de rede de laboratórios (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

A taxa de positividade dos testes de COVID-19 está acima dos 50% e a de transmissão está em 1,6 - a maior em um ano -, segundo levantamento do Grupo Pardini. A média é de 20 mil exames RT-PCR feitos no Brasil. A infectologista e assessora médica da rede de laboratórios, Melissa Valentini, destaca que é preciso conter com urgência a transmissão da doença.
"Quem tiver sintomas gripais deve se manter isolado. Quem aguarda resultado de teste e até mesmo quem não conseguir fazer o exame para diagnóstico, deve ficar em quarentena. Além disso, continuar com as medidas já conhecidas como o uso correto de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento adequado."

Segundo ela, só assim será possível conter a transmissão do vírus, considerando que a ômicron é uma cepa altamente infecciosa.

Nessa segunda-feira (17/01), foram coletados aproximadamente 16 mil testes RT-PCR em todo o país. Em comparação com a média móvel dos últimos 14 dias, a rede de laboratórios identificou um crescimento de 45%. Também registrou 54,6% de positividade nos testes. Quando comparada com a média móvel dos últimos 14 dias, a positividade aumentou 12.1 pontos percentuais.

*Estagiária sob supervisão


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade